Olhar Digital

PlayStation 5 é o maior console do século
Foto: Sony/ Divulgação
PlayStation 5 é o maior console do século

O preço do PS5 não foi o único número que a Sony confirmou sobre o console nesta quarta-feira (16). A empresa também divulgou de forma oficial as dimensões do console, confirmando suspeitas desde que o visual do produto foi anunciado: o PlayStation 5 é literalmente o maior videogame do século.

Neste sentido, nenhum outro console é tão comprido nos últimos anos. O console tem exatamente 39 centímetros de comprimento, o que é pouco mais de 17% maior do que o primeiro modelo do Xbox One , hoje apelidado de "Fat", que foi amplamente caçoado em 2013 pelas dimensões que o faziam parecer um videocassete. Ele tinha cerca pouco mais de 33 centímetros.

Ao compará-lo com o Xbox Series X , a diferença é ainda mais notável. O novo console da Microsoft tem 30,1 centímetros de comprimento, o que faz com que o PS5 seja mais de 29% maior que seu principal rival no mercado.

Você viu?

Comparando com o universo PlayStation, a diferença é ainda mais interessante. Quando o PS4 chegou ao mercado, ele já era "Slim", com dimensões bastante compactas, e apenas 27,5 centímetros de comprimento. Isso faz com que o PS5 seja 41% maior do que o seu irmão mais velho.

As dimensões reais do PS5 estão bem próximas das especuladas após o evento de apresentação do console . Na ocasião,  a internet estimou com base nas imagens de divulgação e em componentes de tamanho conhecido, como o leitor de discos e as portas USB, o tamanho físico do console, utilizando cálculos proporcionais.

Apesar de tudo isso, o PS5 tem uma vantagem sobre o concorrente Series X em outra dimensão: a altura. O top de linha da Microsoft é muito mais atarracado, com 15,1 centímetros de altura quando deitado, enquanto o PS5 tem apenas 10,4 centímetros. Ou seja: o Xbox é mais de 45% mais alto do que o PlayStation .

Obviamente, um console ser maior ou menor não é necessariamente algo positivo ou negativo. Afinal de contas, mais espaço para os componentes pode facilitar a ventilação e permitir que o calor se dissipe melhor, evitando superaquecimento, ao mesmo tempo que, pelo lado negativo, o console muito grande pode não ter espaço na estante dos jogadores e pode chamar atenção demais em uma sala, por exemplo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!