Se você joga videogame
há muito tempo, especialmente no PlayStation
, já deve ter percebido um padrão: em jogos feitos no Ocidente, é normal confirmar suas ações apertando X e voltar apertando Círculo, enquanto em games orientais acontece o inverso. Agora, a Sony decidiu padronizar esse método, e alterou as configurações do PlayStation 5 no Japão para o modelo ocidental.
Parece algo simples para nós, já que estamos acostumados a ver esse padrão há pelo menos 25 anos. No entanto, não será uma mudança fácil para os japoneses, especialmente porque lá o significado do X é diferente.
Historicamente, o X não é usado no país para "confirmar" ou "aceitar" coisas, nem para "marcar o local", como vemos em mapas de piratas. Lá, o X significa o inverso disso: "cancelar" ou "sair". Quem faz esse papel é justamente o Círculo, que significa "OK".
Você viu?
Para ajudar a confundir ainda mais os fãs japoneses, jogos de PS5 produzidos no Japão ainda usarão o padrão antigo de X e Círculo, algo contraditório com o próprio hardware do console.
Obviamente, essa informação repercutiu muito, principalmente no Japão. Kenji Iguchi, editor da Famitsu, escreveu em seu Twitter que "está chegando a frustração da memória muscular para os quase dez milhões de usuários do PS no Japão".
Iguchi não espera que isso seja muito bem recebido pelos jogadores japoneses. "Desaprender a memória muscular adquirida ao longo de anos de repetição é extremamente difícil", escreveu. "A curto prazo, acho que os desenvolvedores do Japão vão realmente enfrentar MAIS carga de desenvolvimento em vez de menos devido a isso".
Cinco semanas antes do lançamento do console no Japão
, e depois que muitos já pagaram para recebê-lo no dia em que for lançado, alguns detalhes secretos do PlayStation 5
estão enfim começando a aparecer. Porém, talvez essas novidades não sejam tão boas assim.