No evento de anúncio da linha iPhone 12
nesta terça-feira (13), a Apple
voltou a falar sobre sua missão de, até 2030, se tornar 100% neutra em emissão de carbono também na cadeia de suprimento. Neste processo, seguindo o que rumores já apontavam, a Apple retira da caixa dos novos celulares acessórios como o adaptador de energia
e os fones de ouvido EarPods
, deixando apenas um novo cabo USB-C para Lightning.
A mudança ainda significa que os modelos já lançados anteriormente e que continuam no catálogo – iPhone SE
(2ª geração), XR e 11 – também começarão a ser enviados somente com o novo cabo dentro da caixa.
Você viu?
"Nas embalagens do iPhone, estamos substituindo o adaptador de energia e fones de ouvido, que muitas vezes nem eram usados, por um cabo de USB-C para Lightning compatível com recarga rápida", diz a página de produtos da companhia.
Atualmente, a Apple já atua de forma livre de emissão de carbono nos seus escritórios, data centers e lojas. Como um dos motivos, a Apple diz que quer evitar o acúmulo de lixo eletrônico , que normalmente são acessórios "antigos" que usuários já possuem. A empresa disse, na apresentação de hoje, que existem mais de dois bilhões de adaptadores de energia do iPhone em circulação.
A companhia estima que a redução de carbono produzida por ela pode ser comparada a 450 mil carros a menos rodando por ano. Ainda na apresentação, a Apple disse que espera que outras empresas sigam esse mesmo modelo de missão focada na preservação do meio ambiente.