Olhar Digital

Novo golpe: criminosos afirmam terem te visto nu em vídeos no Zoom
Redação Olhar Digital
Novo golpe: criminosos afirmam terem te visto nu em vídeos no Zoom

Em uma era com câmeras e microfones em todos os lugares e um número crescente de videoconferências, até mesmo os golpistas se atualizaram. No novo golpe da moda, os criminosos afirmam ter vídeos do Zoom nos quais você aparece nu. Eles não têm, não se preocupe. Mas isso não significa que eles não vão tentar te convencer.

Documentado por pesquisadores antispam do BitDefender, o e-mail do golpe começa de maneira bem genérica: "Olá, isto vai chamar sua atenção. Você usou o Zoom recentemente, como a maioria de nós durante esses tempos difíceis de Covid e tenho notícias muito ruins para você".Os golpistas dizem ter uma gravação "onde você trabalha em si mesmo" - e isso não é um vídeo seu fazendo exercícios ou passando maquiagem.

Você viu?

"Por favor, não se culpe por isso, não tive más intenções", continua o e-mail, em tom de tristeza. "Fiquei muito doente, perdi meu emprego, prestes a ser despejado e não tenho dinheiro para sobreviver. Tudo por causa do vírus estúpido. Eu sinto muito. Não tenho outra escolha".A mensagem termina pedindo US$ 2 mil em bitcoin e inclui um endereço de criptomoeda para enviar o pagamento. 

Os criminosos encerram o e-mail quase da mesma maneira. "PS: Não tente denunciar isso à polícia", escrevem. "Boa sorte! Não se estresse!". Não está claro se os hackers chegaram a receber alguma quantia. Quase 250 mil e-mails como este foram enviados a vítimas nos Estados Unidos, segundo o BitDefender. O ataque começou em 20 de outubro.Não há motivo para preocupaçãoPortanto, se receber um e-mail assim, não se preocupe, é apenas uma tentativa de golpe.

O Zoom tem enfrentado diversos problemas com hackers, desde os apenas irritantes (como invasão de reuniões por diversão) até os perigosos (execução remota de código). Pesquisadores de segurança da TrendMicro descobriram os downloaders do Zoom de fontes não oficiais agrupados com malware que permitiriam aos invasores acessarem a webcam da vítima.No entanto, é improvável que esses golpistas estejam se dedicando tanto a um truque de spam.

Mesmo assim, se ficar preocupado, você sempre pode cobrir sua webcam com uma capa ou um adesivo.Em sua maioria, esses golpes não são reais e, exceto no caso de um ransomware que bloqueie todos os seus arquivos, pagar qualquer quantia por uma chantagem como essa é um erro. Mas não se esqueça de fechar seu notebook e garantir que saiu da chamada de vídeo antes de se preparar para aquele banho relaxante no fim do dia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!