Olhar Digital

PlayStation 5 em comparação com uma banana
Reprodução/YouTube/IGN
PlayStation 5 em comparação com uma banana

Depois do lançamento do Xbox Series X e S e a  descoberta de uma leva de defeitos  nos primeiros dias nas mãos dos consumidores, chegou a vez do PS5 começar a apresentar seus defeitos em seus momentos iniciais no mercado.

Para quem está pensando em adquirir o PS5 nas próximas semanas, especialmente com a proximidade do Natal e da Black Friday , é importante saber quais têm sido suas falhas mais recorrentes entre os primeiros compradores.

Vale notar que, ainda que alguns consumidores relatem defeitos, não significa necessariamente que as falhas são generalizadas. O momento de um lançamento de console é propício para o surgimento desses problemas não só por ser primeiro lote, mas também porque são milhões de pessoas recebendo seus consoles ao mesmo tempo, o que aumenta as chances de que unidades defeituosas apareçam.

Problema no modo de repouso

A falha mais grave relatada até o momento tem a ver com o SSD do PS5. Algumas unidades, ao serem colocadas no modo de repouso, podem apresentar uma falha grave que faz o console travar e ser reiniciado à força, potencialmente causando perda de dados e saves de jogos que estavam em suspensão.

Alguns dos relatos apontam que o console chegou a “brickar”, termo usado para definir quando o sistema foi corrompido de uma forma que o console se tornou um “tijolo”, incapaz de ligar ou cumprir sua função de rodar jogos de forma permanente.

Você viu?

Se não for um problema específico de hardware , é provável que a Sony libere um patch para corrigir esse problema em pouco tempo. Até lá, os usuários que não quiserem se arriscar têm uma opção: desabilitar o modo de repouso do console no menu de opções de economia de energia. O console iniciará com um pouco mais de lentidão, mas pelo menos não corre riscos.

Reinicialização forçada

Além da questão do armazenamento que atrapalha o modo de repouso do console, existem múltiplos relatos de jogos que travam sem um motivo claro. Um exemplo é esta transmissão japonesa em que, por duas vezes, o console trava, forçando um reinício do jogo em ambas as oportunidades. Na primeira vez, o jogo era “Demon’s Souls”, enquanto na segunda era “Devil May Cry 5”. Você pode conferir na marca de 1:39:51 e 3:27:41.

Dificuldade para reiniciar

Ao tentar reiniciar o console por qualquer motivo, há alguns relatos de usuários que simplesmente viram seu PS5 ficar preso no processo de reinício, sem conseguir concluir o processo, o que pode ser um sintoma de problemas mais graves de software ou hardware .

Questões com o controle

Ao configurar o PS5 pela primeira vez, é necessário conectar o DualSense ao console para baixar uma atualização de firmware e é extremamente importante permitir que o processo seja concluído antes de desconectar os aparelhos. O risco é o de causar problemas de conectividade entre o console e o controle, e a correção pode ser trabalhosa.

Usuários também têm reportado uma série de sons estranhos saindo do DualSense enquanto se navega pelos menus e pela interface do console. Aparentemente, o barulho é causado por interferência de outro dispositivo sem fio próximo, então se isso acontecer, vale a pena olhar se há algum outro aparelho Bluetooth próximo ligado que possa causar dificuldades.

Cuidado com armazenamento externo

Alguns usuários relatam problemas ao utilizar armazenamento externo em USB para expandir a capacidade do console. Ao conectar, o console pode ter problemas para reconhecer os dados e seu sistema pode ser corrompido, forçando uma reconstrução de banco de dados para retornar ao normal. É recomendável tomar cuidado com armazenamento externo enquanto não houver uma correção. O bug parece atacar em específico usuários que utilizam SSD externo em vez do HD convencional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!