Perfis falsos são criados nas redes sociais e podem aplicar golpes
Unsplash/dole777
Perfis falsos são criados nas redes sociais e podem aplicar golpes

O Big Brother Brasil é um sucesso nas redes sociais, os participantes do reality show acumulam milhares de seguidores e as publicações sobre o programa seguem sempre em alta. Isso tudo atraiu a atenção de golpistas:  um levantamento feito pelo dfndr lab da Psafe, analisou mais de 60 perfis falsos relacionados ao BBB21 no Twitter , no Facebook e no Instagram .

Aparentemente inofensivos, esses fakes podem enganar muita gente. Caso atinja um número alto de seguidores, esses perfis podem ser utilizados para postagens pagas e ainda serem vendidos para terceiros que vão usá-los para outros fins. Esse mercado de venda de perfis nas redes sociais , inclusive, é antigo.

Uma das vantagens que os bandidos encontram em utilizarem participantes do programa é o fato de boa parte deles serem desconhecidos antes de entrarem para o reality. Isso pode justificar a ausência do selo de verificação em algumas plataformas.

Apesar disso, o principal alvo dos criminosos é alguém bem famoso: o apresentador do BBB, Tiago Leifert . O jornalista não possui um perfil no Twitter e isso é um prato cheio para os golpistas.

Perfis falsos do BBB21

Uma conta falsa com o nome do Leifert possui mais de 236 mil seguidores. O perfil não só se passa pelo apresentador, como interage com fãs, cria enquetes, comenta o programa. Isso faz com que o usuário pareça verifico. “Os perfis falsos geralmente são usados para disseminar os mais diversos tipos de golpes , criando supostos sorteios de produtos e serviços e até prometendo falsas transferências de dinheiro pelo Pix”, alerta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Além de ganharem dinheiro vendendo os perfis falsos do BBB21 ou fazendo propagandas neles, os bandidos ainda podem usar falsas promoções e sorteios para conseguirem informações pessoais de seus seguidores. Lembrando que isso é crime e viola as Políticas de Falsa Identidade do Twitter . Ainda sim, a única forma aparente de derrubar esses perfis falsos do BBB21 é denunciando.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!