Nesta quinta-feira (25), a Motorola
lança no Brasil o seu mais ambicioso celular da linha Moto G. Trazendo recursos de linhas mais avançadas, como explica a fabricante, o Moto G100
começa a ser vendido no país a partir de hoje por a partir de R$ 3.999. Uma das principais novidades é o Ready For, que permite conectar o celular à TVs ou monitores.
O primeiro Moto G foi lançado em 2013, e de lá pra cá a fabricante adotou medidas para continuar competitiva no mercado de celulares. Nesta nova geração, o celular traz o chipset Snapdragon 870 , 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. Sua ficha técnica também inclui bateria de 5.000 mAh, tela com taxa de atualização de 90 Hz, compatibilidade com 5G e câmera principal de 64 MP.
Em comparação com o Moto G9 Plus , a Motorola diz que o novo modelo, em testes de benchmark, atinge 83% a mais de pontos na ferramenta AnTuTu, e 112% a mais de pontos em testes de GPU.
“A gente entende que o mundo mudou de 2013 para hoje, até mesmo o posicionamento e distribuição, como as faixas dos produtos”, afirmou Thiago Masuchette, head de produtos da Motorola Brasil. Segundo ele, a proposta do novo Moto G100 é “oferecer toda essa potência e recursos”.
Com isso, o primeiro Moto G com chipset Snapdragon da série 800 acaba se aproximando de um top de linha , como os modelos Motorola Edge . A mesma estratégia de impulsionar linhas intermediárias com recursos premium foi adotada pela Samsung nos modelos Galaxy A52 , A52 5G e A72 .
Design e tela grande
O design do Moto G100 lembra e muito o Motorola Edge S, lançado no mercado chinês. Não por menos, os dois são, praticamente, o mesmo dispositivo. Por aqui, o novo Moto G chega nas cores Luminous Sky e Luminous Ocean. O corpo em plástico tem um acabamento espelhado que “muda” de cor de acordo com a luz ambiente.
Ele traz um conjunto de câmeras em formato quadrado, e conta ainda com um microfone posicionado próximo dos sensores. Já o leitor de impressões digitais fica na lateral direita do dispositivo, que traz também um botão dedicado para acionar o Google Assistente na outra lateral.
Na frontal, o Moto G100 traz uma tela de 6,7 polegadas com dois furos no canto superior esquerdo para dois sensores de câmera – de 16 MP e 8 MP. O dispositivo também traz uma entrada P2 (3,5 mm), slot híbrido para chips de operadora e cartão microSD e saída de som única, na parte inferior.
Já as câmeras da traseira possuem uma configuração tecnicamente forte. O sensor principal tem 64 MP e é acompanhado por outros dois de 16 MP e 2 MP. Além disso, há um sensor ToF (Time of Flight) para auxiliar o aparelho a focar mais rapidamente em objetos.
Pronto para a briga?
Um recurso de grande destaque do Moto G100 é o Ready For. Com ele, o usuário pode plugar um acessório USB no celular e em uma TV ou monitor, que permite usá-lo em diferentes modos:
- Desktop: traz uma interface de desktop utilizando o celular e periféricos Bluetooth (mouse e teclado); aqui o Moto G100 também pode ser usado como trackpad
- Transmissão: facilita a navegação com serviços de streaming de vídeo
- Videochamadas: cria uma interface intuitiva para conferências por vídeo
- Jogos: neste modo, o usuário navega por uma central de entretenimento focada nos games e também é compatível com acessórios
“É simplesmente plugar um cabo USB a uma tela e transformar [o celular] em um HUB – seja para um jogo, trabalho, entretenimento, bate-papo”, afirmou Gonzalo Navarrete, Gerente de Comunicação Motorola Brasil.
Nós testamos o modo de jogo
, por exemplo, com a prévia do xCloud
, da Microsoft
. Assim, o Moto G100 acaba funcionando como um dispositivo de streaming para os jogos do Xbox
, já que é possível conectar um joystick ao aparelho. Também há, neste modo, como espelhar a tela do dispositivo para a TV ou monitor.
Em uma edição separada, a Motorola também comercializa o Moto G100 com o cabo USB-C para HDMI (ou USB-C) por R$ 4.099.
Ficha técnica do Moto G100
- Tela : 6,7 polegadas (21:9) LTPS Full HD+ (2520 x 1080p) com taxa de atualização de 90 Hz e HDR10+
- Chipset : Qualcomm Snapdragon 870 octa-core (3,2 GHz)
- GPU : Adreno 650
- Memória : 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento (UFS 3.1) com entrada para cartão microSD (até 1 TB)
- Sistema operacional : Android 11, deve receber também o Android 12
- Câmeras : 64 MP (f/1.7, 79º) + 16 MP (f/2.2, 117º) ultrawide e macro + 2 MP (f/2.4, 83º) de profundidade + sensor ToF (Time of Flight)
- Câmeras frontais : 16 MP (f/2.2, 73º) + 8 MP (f/2.4, 118º) ultrawide
- Bateria : 5.000 mAh, carregador de 20 W
- Conectividade : 5G, Bluetooth 5.1, Wi-Fi 802.11ax
- Dimensões e peso : 168,4 x 74 x 9,7 mm, e 207 gramas