Twitter pode lançar novo botão
Unsplash/Sara Kurfeß
Twitter pode lançar novo botão



A exemplo de outras redes sociais que trabalham com estratégias de monetização de conteúdos autorais, o Twitter está estudando permitir que usuários deem gorjetas aos perfis que fizerem postagens próprias e a criadores muito populares. É o que afirma a pesquisadora de aplicativos Jane Manchun Won.

Patreon, Venmo e Twitch já oferecem recursos nesse sentido. Esses aplicativos, além das gorjetas, utilizam sistemas de assinatura, por meio dos quais usuários garantem uma renda mensal a seus criadores favoritos e têm direito a recompensas exclusivas, como acesso antecipado a material novo, bastidores de produção ou mesmo a possibilidade de sugerir temas de postagens.

Tal funcionalidade ainda não foi anunciada oficialmente. Esse sistema não necessariamente chegaria como função aberta ao público geral em futuras versões do Twitter. E, mesmo que chegue, ainda pode haver algum tipo de restrição sobre quem pode receber ou fazer doações (a depender, talvez, do número de seguidores, popularidade do perfil ou permissões individuais de cada conta).

A suspeita de que o Twitter possa realmente disponibilizar o recurso surgiu por causa de tweets da pesquisadora de aplicativos Jane Manchun Won, que postou imagens nas quais aparecia um botão relacionado às gorjetas. “O Twitter está trabalhando no botão de gorjeta diretamente no perfil do usuário”, afirma uma das postagens de Won.

Nos últimos tempos, especialmente em razão da pandemia de Covid-19 , muitos criadores de conteúdo começaram a trabalhar de maneira independente. Seja pela crise econômica, seja por divergências criativas em contratos anteriores, a busca por alternativas de ganhos financeiros teve um crescimento exponencial. Por isso, redes como a Twitch e o YouTube , por exemplo, registraram um aumento significativo no número de usuários interessados nas opções de monetização dessas plataformas. 

Twitter anunciou Super Follow em fevereiro

Após meses planejando implantar um sistema de assinaturas para atrair influenciadores e fomentar as fontes de lucro da plataforma, o  Twitter  anunciou, no fim de fevereiro, a ferramenta  Super Follow . A ideia seria que os usuários da rede social pudessem cobrar de seus seguidores o acesso a conteúdo extra.

Com o sistema, seguidores teriam acesso a conteúdos exclusivos, como tweets extras, newsletters ou participação em grupos restritos. No exemplo apresentado pela plataforma, um perfil poderia cobrar US$ 5 mensais para disponibilizar algumas vantagens para seus fãs. A rede social ficaria com parte da receita, tendo em vista que as assinaturas seriam uma forma de obter lucro além das publicidades.

Ainda não há uma previsão de quando o Twitter colocará o serviço de assinatura em prática. A empresa diz que essa e outras novidades passarão a valer a partir deste ano, mas não especificou dia ou mês.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!