Android 12 reformula widgets e traz mais responsividade para o usuário
Rafael Arbulu
Android 12 reformula widgets e traz mais responsividade para o usuário

O Google liberou a versão beta do Android 12 na última semana e, com isso, reformulou seus widgets para que estes trouxessem maior responsividade para os mais de dois bilhões de usuários do sistema operacional.

A mudança mais evidente é a visual, com o Android 12 trazendo widgets com cantos mais arredondados e cores mais dinâmicas (parte da adoção do tema “Material You” do sistema). Mais além, os widgets agora contam com um recurso de extração de cores que faz com que eles se integrem ao plano de fundo do seu smartphone – independente do papel de parede ser um modelo padrão ou uma imagem exclusiva, como fotos ou artes digitais.

No que tange às funcionalidades, o Android 12 traz uma prévia melhorada de posicionamento dos widgets, basicamente mostrando como eles ficarão antes de você confirmar uma instalação. O Google também removeu um processo obrigatório de configuração de quando você posiciona um widget na tela principal, além de editar a API principal para que ela possa construir widgets retrocompatíveis.

Ah, sim! Também há uma integração maior com o Google Assistente, permitindo que você exiba na tela informações de um widget antes de fazer a sua instalação.

Com as mudanças e imagens divulgadas, o Google confirmou vários recursos que haviam vazado semanas antes da veiculação das novidades no evento Google I/O, realizado pela empresa de Mountain View entre os dias 18 e 21 de maio, na última semana.

Você viu?

Imagem mostra capturas de tela do Android 12, exibindo a integração dos widgets com o Google Assistente
Botões de acesso rápido e cantos arredondados são parte da reformulação dos widgets do Android 12. Imagem: Google/Divulgação

Vale lembrar que os widgets são um recurso disponível no Android desde a sua versão 1.5 (Android Cupcake, lançada em abril de 2009 e há muito descontinuada). Entretanto, desde o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), eles traziam mais ou menos a mesma apresentação visual e de funções. Com a chegada do Android 12, mudanças mais completas seriam mais do que bem-vindas.

O Android 12 ainda não tem uma data oficial de lançamento, mas deve chegar até o final do ano. A probabilidade é a de que os smartphones Pixel 6, fabricados pelo próprio Google, o recebam um pouquinho antes, já que os aparelhos devem sair entre setembro e outubro. Outras fabricantes, porém, provavelmente terão que esperar um pouco mais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!