O Snapchat
anunciou que vai remover o polêmico filtro
acusado de promover excesso de velocidade no trânsito. O item em questão já foi muito usado na plataforma e exibe a velocidade do veículo em quilômetros por hora. A rede social
passou a ser acusada de incentivar que os usuários desrespeitem os limites de velocidade e coloquem suas vidas em risco.
Houve inclusive processos judiciais que tentaram responsabilizar o Snapchat por acidentes de trânsito. Na Geórgia (EUA), em 2015, uma batida de carro aconteceu pouco tempo após o filtro de velocidade ter sido usado. Um outro caso, no mesmo estado, em 2017, tomou um rumo semelhante. Ambos foram encerrados sem condenações contra a plataforma.
Snapchat e acidentes de trânsito
Recentemente, porém, a Corte de apelações dos Estados Unidos decidiu que a empresa poderia ser responsabilizada por acidentes envolvendo o filtro de velocidade. Até então, a rede social se baseava em uma lei que impede processos pela publicação de conteúdo dos usuários em uma plataforma. No entanto, o tribunal entendeu que o Snap não é beneficiado com a legislação nesse caso.
Antes de remover por completo um de seus mais populares filtros, a plataforma chegou a “rebaixar” seu nível ao remover da aba de filtros para a aba de figurinhas, em uma parte bem escondida do catálogo. Ainda sim, o modelo ainda estava presente no app e agora, deve finalmente ser removido por completo.
O Snapchat
comentou o caso para o The Verge e disse que a medida é para manter o ambiente seguro no aplicativo
e evitar possíveis acidentes de trânsito. “Nada é mais importante do que a segurança de nossa comunidade Snapchat, e anteriormente tínhamos desativado o filtro em velocidades de direção. Hoje, o adesivo quase não é usado pelos Snapchatters e, por isso, estamos removendo-o por completo”, disse a empresa.