Elon Musk
Divulgação
Elon Musk

"A FSD 9 beta (versão mais atual do Full Self-Driving) será lançada em breve, eu juro! A direção autônoma generalizada é um problema difícil, pois requer a solução de grande parte da inteligência artificial  do mundo real. Eu não esperava que fosse tão difícil, mas a dificuldade é óbvia. Nada tem mais graus de liberdade do que a realidade", afirmou Elon Musk , CEO da Tesla , ao responder um proprietário de um dos carros elétricos da marca sobre a demora constante da tão chegada atualização do sistema.

O executivo bilionário tem um longo histórico de "previsões fracassadas" com relação ao lançamento da direção autônoma ao mercado. Em fase beta com o nome de Full Self–Driving (FSD), a tecnologia seria inicialmente lançada em 2018, depois em 2019, e nos anos mais recentes – e também após várias polêmicas sobre o quão inteligente é, de fato, a funcionalidade –, Musk tem sido mais cuidadoso com a maneira como fala sobre o sistema "completo" – que ainda dependeria do atenção do motorista, porém mais seguro do que condução humana.

O FSD Beta começou a ser lançado para alguns proprietários de Teslas em outubro de 2020 como parte de um programa limitado. Desde então, a montadora lançou várias atualizações de software e expandiu o acesso antecipado, mas a ação foi deixada de lado nos últimos meses, para a tristeza de alguns entusiastas que esperavam ver (e testar) mais avanços.

O famigerado próximo grande passo é a atualização "FSD v9 Beta" (popularmente chamada de FSD 9) – que Musk promete aos participantes do programa desde o início de 2021. Supõe-se que esse update incorpore o Tesla Vision , novo sistema de visão computacional da marca que depende inteiramente de câmeras sem leituras de sensores de radar. A atualização foi atrasada algumas vezes. Recentemente, Musk disse que deveria chegar "o mais tardar em junho", algo que não ocorreu.

"Duas semanas": atraso de Elon Musk vira memes

Não somente por conta da curiosidade de como funciona a tecnologia , mas a ansiedade em torno do FSD 9 Beta também ocorre por conta de um prometido "botão de download", algo que daria acesso para mais pessoas utilizaram o software. Entre os proprietários de Teslas que aguardam a novidade, os constantes atrasos passaram de um chato incômodo para uma oportunidade de criar memes com Musk .

Há certo tempos, o CEO afirma que a atualização iria chegar em "duas semanas" – prazo que expirou diversas vezes. No Twitter, alguns donos de Teslas estão começando a trollar Musk à medida que os falhos cronogramas se tornam uma piada recorrente. Um deles, por exemplo, mudou o nome do seu carro elétrico para "duas semanas" em referência à promessa de Musk. A resposta do bilionário sobre a dificuldade da criação do sistema, inclusive, chegou a partir desse comentário.

De qualquer forma, Musk e Tesla têm trabalhado para a implementação da tecnologia nos veículos. Recentemente, a marca tirou os sensores de radar dos novos Model 3 e Model Y , que estão saindo das fábricas como forma de apostar no sistema Vision – algo que fez com que, por um breve momento, a montadora perdesse certas certificações de segurança.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!