Elon Musk quer transformar nave espacial em telescópio 10x melhor que o da Nasa

Nave Starship poderia ter resolução melhor que o Hubble, afirma o bilionário

Elon Musk
Foto: Elon Musk
Elon Musk

Uma marca de produtos de limpeza se notabilizou por ter "1001 utilidades", e a SpaceX parece ter o mesmo objetivo. Além de levar os primeiros astronautas à Lua em mais de 50 anos, levar humanos a Marte e ajudar na limpeza da órbita da Terra, Elon Musk também quer que sua Starship  seja um telescópio gigante .

Em um tuíte publicado nesta quarta-feira (7), o excêntrico bilionário sul-africano sugeriu que a própria Starship poderia servir como estrutura para um novo telescópio gigante. De acordo com Musk, esse equipamento poderia ter até dez vezes a resolução do Hubble , da Nasa .

Segundo o empresário, a ideia de transformar a nave em um telescópio espacial gigante não foi dele, mas do astrofísico do Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley, localizado na Universidade de Berkeley, no estado americano da Califórnia.

O objetivo seria substituir o Hubble, que precisou interromper suas operações por conta de problemas de software . Os cientistas da Nasa estão buscando alternativas para tentar reparar o bom e velho telescópio, mas já pensam em soluções alternativas para caso uma falha futura seja irreversível.

"Carreta" espacial

Em um tweet anterior, Elon Musk elaborou planos para seu foguete com destino ao Planeta Vermelho atuar como uma "variante do espaço profundo dedicado" que pode ser reabastecida em órbita, permitindo que a SpaceX possa levar mais cargas para destinos mais distantes, como a Lua e Marte.

Em um gráfico publicado pela Nasa na noite desta quarta, foram comparados os desempenhos de diferentes foguetes, incluindo o Falcon Heavy, da SpaceX. De acordo com a agência, a versão especializada em cargas pesadas do Falcon 9 é capaz de levar cerca de 11.800 kg de carga útil até o Planeta Vermelho.

Contudo, a Starship poderia aumentar essa capacidade em quase dez vezes, porém, a SpaceX ainda tem muito no que trabalhar antes do primeiro voo orbital de sua nave, mais ainda para transformá-la em um telescópio gigante mais potente que o Hubble. O primeiro protótipo da Starship deve ser testado na próxima semana, sendo lançado de uma plataforma na costa do Havaí.