The Mandalorian
Divulgação
The Mandalorian

Todos os fãs ficaram surpresos com a participação de Luke Skywalker no último episódio da segunda temporada de The Mandalorian. Ninguém esperava ver Mark Hamill na série do Disney+, com o mesmo visual que o personagem tinha em O Retorno de Jedi, lançado há quase 40 anos. O resultado da recriação do rosto do ator em computação gráfica, porém, dividiu opiniões.

Não demorou e muitos especialistas em efeitos especiais começaram a trabalhar nas imagens com a intenção de melhorá-las. Um deles foi o youtuber Shamook, que se dedica em seu canal a melhorar efeitos ruins e colocar atores em papeis que nunca viveram, por meio da tecnologia de deepfake . E o resultado ficou tão bom que Shamook foi contratado pela Lucasfilm.

A notícia foi dada pelo próprio youtuber, em um comentário num vídeo em que Robert Pattinson toma o lugar de Christian Bale como o Batman em uma cena de Batman Begins (2005), de Christopher Nolan. "Como alguns de vocês já devem saber, entrei na ILM/Lucasfilms há alguns meses e não tive tempo para trabalhar em nenhum novo conteúdo do YouTube. Agora que me acomodei em meu trabalho, os uploads devem começar a aumentar novamente", conta Shamook, que agora é Artista Sênior de Captura Facial no estúdio.

Em um comunicado enviado ao IndieWire , a Industrial Light & Magic (ILM), braço de efeitos especiais da Lucasfilm, disse que sempre em busca de artistas talentosos. "Nos últimos anos, a ILM tem investido tanto em aprendizado de máquina quanto em IA como um meio de produzir trabalhos de efeitos visuais atraentes e tem sido incrível ver o ímpeto crescendo neste espaço à medida que a tecnologia avança", afirma a companhia.

A Lucasfilm usou o mesmo recurso outras duas vezes, no mesmo filme: Rogue One: Uma História Star Wars (2016). A princesa Leia de Carrie Fisher e o Grand Moff Tarkin de Peter Cushing voltaram à vida nas telonas por meio da tecnologia, com o mesmo visual de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, lançado em 1977. Mas enquanto o Luke de The Mandalorian foi dublado pelo próprio Hamill, Tarkin foi interpretado por Guy Henry (captura de movimento e voz) e Ingvild Deila serviu de dublê para Leia, enquanto sua única fala – a palavra hope – foi tirada diretamente do filme original de Star Wars.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!