Por mais que as "bolhas" nas redes sociais façam parecer que todos são assinantes de algum serviço de streaming, essa não é bem a realidade brasileira. O Instituto ReclameAQUI realizou uma pesquisa sobre as plataformas no Brasil, entre os dias 21 e 23 de julho. A sondagem, com 17.118 visitantes do site, revelou que 58,5% das pessoas não assinam nenhum streaming.
Entre o grupo de não assinantes, os motivos foram variados. A maior parte, 42,6%, não vê vantagem na assinatura dos serviços. O outro principal motivo que leva o consumidor a rejeitar tais serviços é o preço. Para 28,1%, assinar uma plataforma de streaming pesa no orçamento.
A pesquisa ainda descobriu que o grupo de não assinantes assiste a filmes e séries na televisão, sendo 35,7% na TV a cabo e outros 31,9% na televisão aberta. Para o instituto, o dado pode estar relacionado à crise, piorada pela pandemia de Covid-19, já que quem já tinha os canais fechados não vê vantagem em pagar também pelo serviço online.
O cinema foi a escolha de 14,2% para assistir aos filmes. Já 18,1% admitiram fazer downloads ilegais. Outro resultado curioso é a quantidade de pessoas que responderam como não assinantes deram como motivo não conhecer as plataformas, sendo 29,3%.
Há ainda os resultados daqueles que são assinantes de serviços de streaming, que totalizam 41,5% dos que responderam à pesquisa. Como era esperado, a Netflix, serviço mais antigo no país, é a campeã de clientes, com 37,2%. Ela é seguida justamente pela plataforma que chegou em seguida, o Amazon Prime Video, com 23,3%.
O Disney+, que chegou ao Brasil este ano, soma 12,5%. Mas, há outro percentual surpreendente. O HBO Max, lançado há cerca de um mês em terras tupiniquins, já está em quinto lugar geral, com 6,5% de respondentes assinantes. Ele fica atrás do nacional Globoplay, com 9,9%. Confira outros dados da pesquisa do ReclameAQUI:
Quais serviços assina? (Resposta múltipla)
- Netflix – 37,2%
- Amazon Prime – 23,3%
- Disney+ – 12,5%
- Globoplay – 9,9%
- HBO Max – 6,5%
- YouTube Premium – 3,6%
- Apple TV+ – 1,6%
- Paramount+ – 1,2%
- Starz Play – 0,7%
- Mubi – 0,3%
- Outro – 3,2%
Quanto acha justo gastar por mês com esses serviços?
- Até R$ 10 – 20,4%
- De R$ 10 a R$ 25 – 48,4%
- De R$ 25 a R$ 40 – 22,1%
- Mais de R$ 40 – 9,1%
Quanto tempo dedica para assistir filmes e séries em streaming?
- Em mais de um momento do dia – 13,7%
- Pelo menos 1 vez por dia – 31,8%
- Pelo menos 3 vezes na semana – 13,9%
- Pelo menos 4 vezes na semana – 13,9%
- Somente fins de semana – 26,7%
Quantos filmes ou episódios de séries viu no último mês?
- Mais de 40 – 14,6%
- Entre 30 e 40 – 7,9%
- Entre 20 e 30 – 11,9%
- Entre 10 e 20 – 19,1%
- Até 10 – 28,1%
- Não sei dizer – 18,4%
O que você gosta mais ao assistir em streaming?
- Praticidade de acesso a muitos filmes e séries – 46,5%
- Poder assistir a qualquer momento programas diversos – 35,4%
- Descobrir títulos que não conhecia – 10,1%
- Assistir lançamentos que não iria ver no cinema – 8%
O que acha que poderia melhorar no serviço que você assina?
- Catálogo e variedade de filmes e séries – 58,7%
- Usabilidade da plataforma – 11%
- Função de sugestão de títulos – 10%
- Tempo de permanência do título no catálogo – 9,2%
- Nada – 11,1%
Costuma ver filmes e séries de outras formas?
- Sim – 60%
- Não – 40%