Plataformas de streaming não são tão populares no Brasil
Unsplash
Plataformas de streaming não são tão populares no Brasil

Por mais que as "bolhas" nas redes sociais façam parecer que todos são assinantes de algum serviço de streaming, essa não é bem a realidade brasileira. O Instituto ReclameAQUI realizou uma pesquisa sobre as plataformas no Brasil, entre os dias 21 e 23 de julho. A sondagem, com 17.118 visitantes do site, revelou que 58,5% das pessoas não assinam nenhum streaming.

Entre o grupo de não assinantes, os motivos foram variados. A maior parte, 42,6%, não vê vantagem na assinatura dos serviços. O outro principal motivo que leva o consumidor a rejeitar tais serviços é o preço. Para 28,1%, assinar uma plataforma de streaming pesa no orçamento.

A pesquisa ainda descobriu que o grupo de não assinantes assiste a filmes e séries na televisão, sendo 35,7% na TV a cabo e outros 31,9% na televisão aberta. Para o instituto, o dado pode estar relacionado à crise, piorada pela pandemia de Covid-19, já que quem já tinha os canais fechados não vê vantagem em pagar também pelo serviço online.

O cinema foi a escolha de 14,2% para assistir aos filmes. Já 18,1% admitiram fazer downloads ilegais. Outro resultado curioso é a quantidade de pessoas que responderam como não assinantes deram como motivo não conhecer as plataformas, sendo 29,3%.

Há ainda os resultados daqueles que são assinantes de serviços de streaming, que totalizam 41,5% dos que responderam à pesquisa. Como era esperado, a Netflix, serviço mais antigo no país, é a campeã de clientes, com 37,2%. Ela é seguida justamente pela plataforma que chegou em seguida, o Amazon Prime Video, com 23,3%.

O Disney+, que chegou ao Brasil este ano, soma 12,5%. Mas, há outro percentual surpreendente. O HBO Max, lançado há cerca de um mês em terras tupiniquins, já está em quinto lugar geral, com 6,5% de respondentes assinantes. Ele fica atrás do nacional Globoplay, com 9,9%. Confira outros dados da pesquisa do ReclameAQUI:

Quais serviços assina? (Resposta múltipla)

  • Netflix – 37,2%
  • Amazon Prime – 23,3%
  • Disney+ – 12,5%
  • Globoplay – 9,9%
  • HBO Max – 6,5%
  • YouTube Premium – 3,6%
  • Apple TV+ – 1,6%
  • Paramount+ – 1,2%
  • Starz Play – 0,7%
  • Mubi – 0,3%
  • Outro – 3,2%

Quanto acha justo gastar por mês com esses serviços?

  • Até R$ 10 – 20,4%
  • De R$ 10 a R$ 25 – 48,4%
  • De R$ 25 a R$ 40 – 22,1%
  • Mais de R$ 40 – 9,1%

Quanto tempo dedica para assistir filmes e séries em streaming?

  • Em mais de um momento do dia – 13,7%
  • Pelo menos 1 vez por dia – 31,8%
  • Pelo menos 3 vezes na semana – 13,9%
  • Pelo menos 4 vezes na semana – 13,9%
  • Somente fins de semana – 26,7%

Quantos filmes ou episódios de séries viu no último mês?

  • Mais de 40 – 14,6%
  • Entre 30 e 40 – 7,9%
  • Entre 20 e 30 – 11,9%
  • Entre 10 e 20 – 19,1%
  • Até 10 – 28,1%
  • Não sei dizer – 18,4%

O que você gosta mais ao assistir em streaming?

  • Praticidade de acesso a muitos filmes e séries – 46,5%
  • Poder assistir a qualquer momento programas diversos – 35,4%
  • Descobrir títulos que não conhecia – 10,1%
  • Assistir lançamentos que não iria ver no cinema – 8%

O que acha que poderia melhorar no serviço que você assina?

  • Catálogo e variedade de filmes e séries – 58,7%
  • Usabilidade da plataforma – 11%
  • Função de sugestão de títulos – 10%
  • Tempo de permanência do título no catálogo – 9,2%
  • Nada – 11,1%

Costuma ver filmes e séries de outras formas?

  • Sim – 60%
  • Não – 40%

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!