Um dos maiores desafios das câmeras selfie sob tela é que os displays dos smartphones não podem ser muito densos em pixels, já que a luz ainda precisa ultrapassá-los para atingir a lente. É por esse motivo que as primeiras tentativas de emprego dessa tecnologia feitas pela ZTE, por exemplo, foram fracassadas. Alguns telefones trazem menos pixels na área da tela por sobre a câmera, mas isso pode resultar em uma aparência nebulosa. Agora, a Oppo promete resolver o problema.
Ao que parece, a fabricante chinesa "encolheu" o tamanho dos pixels na tela sem reduzir o número de pixels reais. Isso permitiria, segundo a Oppo, uma exibição de 400 PPI, mesmo na área acima da câmera.
De acordo com o site Android Authority, outro importante ajuste de hardware é que a marca trocou a fiação da tela tradicional por uma fiação mais fina e transparente, o que deve resultar em uma "qualidade de exibição muito melhor com uma experiência visual mais suave".
A Oppo diz também que introduziu um circuito de pixel "um para um" (diferentemente do circuito um para dois pixels utilizado atualmente na indústria) para melhor precisão de tela, cor e brilho. Além disso, a fabricante afirma que vários ajustes resultaram em uma tela com uma vida útil 50% mais longa.
Oppo usa IA para atingir maior qualidade das imagens
Quando o assunto é câmera sob tela, a qualidade da imagem é a maior preocupação, haja vista o ZTE Axon 20, precursor da tecnologia, entregando selfies com aspecto borrado.
Para evitar esse desconforto, a Oppo desenvolveu algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para HDR, balanço de branco e redução de difração, em uma tentativa de reduzir problemas como desfoque e brilho.
"A Oppo também treinou seu modelo de redução de difração de IA usando dezenas de milhares de imagens para controlar problemas causados pela difração na fonte de luz, permitindo que os usuários capturem imagens mais nítidas e de aparência mais natural", afirma a empresa.
Não há previsão de lançamento de um telefone comercial com essa tecnologia pela Oppo, que apenas diz que continuará desenvolvendo o hardware e algoritmos.