
Nesta quarta-feira (25), o furacão Otis tocou o chão nas cercanias da zona turística de Acapulco, no México, na costa pacífica do país. A tempestade tem categoria 5, caracterizada por ventos que podem derrubar casas e árvores e arrebentar linhas elétricas. Isso ocorreu às 2:25 h do horário de Nova York, ou 3:25 h no horário de Brasília, com ventos registrados em 270 km/h.
- Saiba como os furacões contribuem para o aquecimento dos oceanos
- Qual a diferença entre ciclone, tornado e furacão?
Andrés Manuel Lopez Obrador, presidente mexicano, emitiu um apelo aos habitantes do estado de Guerrero, onde fica a cidade de Acalpulco, pedindo que buscassem abrigos e informando sobre o plano de segurança da Marinha, que já estava entrando em vigor.
Atento aviso a toda la población de la Costa Grande de Guerrero:
De acuerdo con la información disponible se pronostica que el huracán Otis entrará al territorio con categoría 5 entre Acapulco y Tecpan de Galeana de las 4 a las 6 de la mañana.
Están en marcha el Plan… pic.twitter.com/PrTRWHwrfl-
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) October 25, 2023
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o furacão Otis poderá gerar uma tempestade com grande potencial catastrófico em terra, gerando inundações costeiras e ventos e causando chuva entre 20 e 25 cm, principalmente nos estados de Guerrero e Oaxaca, no México.
Em habitações construídas em terreno elevado, o risco é de deslizamento de terra, mas todas as áreas urbanas poderão acabar inundadas. Também segundo a organização americana, cortes na eletricidade causados pela tempestade poderão se prolongar por semanas ou meses, tornando a área atingida inabitável pelo mesmo período.
#Hurricane #Otis has intensified by 80 mph in the past 12 hours (from 65 mph to 145 mph). That's the fastest 12 hr intensification rate in the eastern North Pacific (to 180°) in the satellite era (since 1966), breaking the old record of 75 mph/12 hr set by Patricia in 2015. pic.twitter.com/O5BrIrUi5X
— Philip Klotzbach (@philklotzbach) October 25, 2023
Nas últimas 12 horas, os ventos do furacão Otis aumentaram em 130 km/h, sendo a taxa mais rápida de aumento já registrada no leste do Pacífico desde o início da era dos satélites, em 1966. A informação é do meteorologista Philip Klotzbach, que também comentou que a temporada de furacões Atlânticos de 2023 está bem acima do normal , 155% acima da média entre 1991 e 2020. O último aviso sobre Otis, no site da organização americana, informou que ele se dissipou às 16:00 h locais, ou 18:00 h do horário de Brasília.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Elon Musk oferece US$ 1 bi para Wikipédia virar "Dickipedia"
- Galaxy S23 Plus | Quanto vale a pena pagar na Black Friday?
- Som da Liberdade | Por que um filme cristão virou alvo de polêmica?
- Gravação inédita captura sons do maior organismo vivo da Terra
- Motorola exibe smartphone flexível que se transforma em relógio
- ThunderCats | A história por trás da icônica abertura do desenho