Furacão Otis atinge Acapulco, no México, com ventos de até 270 km/h
Augusto Dala Costa
Furacão Otis atinge Acapulco, no México, com ventos de até 270 km/h

Nesta quarta-feira (25), o furacão Otis tocou o chão nas cercanias da zona turística de Acapulco, no México, na costa pacífica do país. A tempestade tem categoria 5, caracterizada por ventos que podem derrubar casas e árvores e arrebentar linhas elétricas. Isso ocorreu às 2:25 h do horário de Nova York, ou 3:25 h no horário de Brasília, com ventos registrados em 270 km/h.

Andrés Manuel Lopez Obrador, presidente mexicano, emitiu um apelo aos habitantes do estado de Guerrero, onde fica a cidade de Acalpulco, pedindo que buscassem abrigos e informando sobre o plano de segurança da Marinha, que já estava entrando em vigor.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o furacão Otis poderá gerar uma tempestade com grande potencial catastrófico em terra, gerando inundações costeiras e ventos e causando chuva entre 20 e 25 cm, principalmente nos estados de Guerrero e Oaxaca, no México.

Em habitações construídas em terreno elevado, o risco é de deslizamento de terra, mas todas as áreas urbanas poderão acabar inundadas. Também segundo a organização americana, cortes na eletricidade causados pela tempestade poderão se prolongar por semanas ou meses, tornando a área atingida inabitável pelo mesmo período.

Nas últimas 12 horas, os ventos do furacão Otis aumentaram em 130 km/h, sendo a taxa mais rápida de aumento já registrada no leste do Pacífico desde o início da era dos satélites, em 1966. A informação é do meteorologista Philip Klotzbach, que também comentou que a temporada de furacões Atlânticos de 2023 está bem acima do normal , 155% acima da média entre 1991 e 2020. O último aviso sobre Otis, no site da organização americana, informou que ele se dissipou às 16:00 h locais, ou 18:00 h do horário de Brasília.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!