
Segundo informações do MT Newswires, a AMD recebeu encomendas importantes de clientes como a Oracle e a IBM. As companhias solicitaram soluções do time vermelho, como o acelerador MIX300 e a FPGA voltada para IA. Embora pareçam movimentações comuns no mercado, isso pode ser o início de um equilíbrio maior na disputa contra a rival NVIDIA nesse segmento.
- Nvidia | IA é o próximo ponto de inflexão da indústria de games
- Por que alguns produtos da Asus não estão à venda no Brasil?
Até o momento, não há informações exatas dos usos que a Oracle fará com o MIX300. O acelerador utiliza a microarquitetura CDNA 3, resultando em 153 bilhões de transistores. O chip suporta até 192 GB de memória HBM3 e largura de banda máxima de 5,2 TB/s. A expectativa é que a companhia tenha capacidade de executar projetos de alta dimensão em menos tempo, segundo projeções da própria AMD.
Aliás, a Oracle parece mirar em uma estratégia ousada: a empresa vai utilizar um sistema de duas fabricantes, ou seja, com aceleradores da NVIDIA e da AMD. Para o lado verde, é provável que o modelo usado seja a NVIDIA H100 , que não será a solução principal por conta da forte demanda do mercado, logo a Oracle procurou a AMD para ocupar esse cargo em curto e médio prazo.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
IBM usará FPGA da Xilinx
Já a IBM solicitou as soluções FPGA específicas de Inteligência Artificial da Xilinx, empresa que agora pertence à AMD . Embora os usos para essa tecnologia também não tenha sido especificados, é possível que a IBM utilize o recurso para potencializar sua infraestrutura de redes neurais.
No entanto, o mais interessante dessa notícia é como o mercado já parece se comportar de uma maneira diferente quando o assunto são equipamentos para cloud e data centers. Com a aproximação da AMD em gigantes como IBM e Oracle, o reinado absoluto da NVIDIA começa a não ser tanto uma realidade, mostrando que ainda há muito espaço nesse terreno.
Por sinal, isso é algo que a própria AMD já comenta há algum tempo. Em entrevista ao Canaltech , o Diretor Geral da AMD no Brasil, Sérgio Santos, enfatizou que não acredita em um possível monopólio da NVIDIA para IA em servidores, data centers e na nuvem. Agora, é preciso aguardar e ver como outras gigantes da tecnologia vão modernizar suas estrutura.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Elon Musk oferece US$ 1 bi para Wikipédia virar "Dickipedia"
- Gravação inédita captura sons do maior organismo vivo da Terra
- Som da Liberdade | Por que um filme cristão virou alvo de polêmica?
- ThunderCats | A história por trás da icônica abertura do desenho
- Crítica O Lado Bom de Ser Traída | Filme é tão ruim que ofende o espectador
- Motorola exibe smartphone flexível que se transforma em relógio