Paciente está saudável após receber 2º transplante de coração de porco do mundo
Fidel Forato
Paciente está saudável após receber 2º transplante de coração de porco do mundo

Há mais de um mês, o norte-americano Lawrence Faucette, de 58 anos, se recupera de uma cirurgia histórica . O paciente passou pelo segundo transplante de coração de porco para humanos do mundo, no Centro Médico da Universidade de Maryland (UMMC), nos EUA.

A cada novo dia em que o paciente se mantém saudável e no caminho da recuperação, é um marco para a medicina. No futuro, a aposta é que os xenotransplantes — transplantes de órgãos entre espécies diferentes — possam ajudar a zerar as filas de espera por órgãos em todo o globo, como a de corações . Só que antes é preciso provar que são uma alternativa segura e viável.

Em busca de novas soluções

Vale lembrar que, como o transplante de coração de porco editado geneticamente para um humano ainda é considerado experimental, o paciente Faucette só recebeu autorização das entidades regulatórias dos EUA após provar que estava literalmente morrendo.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Se o transplante não fosse realizado, ele faleceria em decorrência da insuficiência cardíaca. Devido a outros problemas de saúde, ele não estava apto a receber uma doação convencional, vinda de outro humano. Dito isso, o sucesso do procedimento e a sua sobrevivência podem abrir as portas para inúmeras pesquisas nessa área.

Paciente em recuperação

Em imagens da última sexta-feira (20), obtidas pela agência Associated Press , é possível ver, pela primeira vez, o paciente Faucette durante a sua sessão diária de fisioterapia. O profissional de saúde, Chris Wells, pede que o homem sorria, enquanto faz um exercício para simular uma pedalada, na cadeira.

“Isso vai ser difícil, mas vou conseguir”, respondeu o paciente, o segundo a viver com um coração de porco no mundo. No final, mesmo ainda debilitado pelo procedimento e bastante magro, Faucette sorriu.

Segundo um porta-voz do UMMC, através das sessões de fisioterapia, o homem está conseguindo recuperar a força necessária para andar e já ficou de pé. Até o momento, o coração do animal não mostrou sinais de rejeição. Na verdade, o órgão está bombeando o sangue pelo corpo sozinho, sem a ajuda de equipamentos.

Transplante de coração de porco para humanos

Na recente história da medicina na área dos xenotransplantes, é importante destacar a primeira cirurgia que transplantou o coração de um porco para um humano . O procedimento, de fato inédito, foi realizado pela mesma equipe dos EUA e em um paciente classificado terminal.

No entanto, esta pessoa, um pouco mais nova que Faucette, morreu de insuficiência cardíaca após os primeiros meses da operação — veja que não foi por rejeição do órgão, o que indica que os médicos estão no caminho certo para, um dia, zerar a fila de espera.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!