
O primeiro lander lunar da Astrobotic já tem data para ser lançado. Segundo informações da empresa, o Peregrine deve ser lançado em 24 de dezembro da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida. O veículo usado vai ser um foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Astrobotic quer criar estação de energia para clientes na Lua
Tory Bruno, CEO da empresa, afirmou durante o evento CNBC Technology Executive Council Summit que a janela para o lançamento se estende até o dia 26 de dezembro. “O motivo de [o lançamento] ser na noite de Natal é por causa da ciência”, explicou.
A missão foi selecionada pela iniciativa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), da NASA , na qual a agência espacial fecha um contrato com algum parceiro comercial. Este parceiro fica responsável por fornecer o lançamento e o lander da missão.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
We have a launch date! 🚀 Peregrine is set to journey into space aboard @ULAlaunch ’s #VulcanRocket on Dec. 24, 2023. Stay tuned for more information on how to tune in and watch lift off! https://t.co/ctxRSe6FhI
— Astrobotic (@astrobotic) October 24, 2023
Antes, a ideia era que o lander fosse enviado a Lacus Mortis, mas a agência espacial decidiu levá-lo para um local próximo dos Domos de Gruithuisen . A mudança foi resultado do sucesso da missão Artemis I combinado aos preparativos para a Artemis II.
Já a data de lançamento se deve aos requisitos da missão. “Vamos a uma parte da Lua onde eles precisam de condições de iluminação controladas muito cuidadosamente, e também precisam se manter na comunicação de rádio com a Deep Space Network”, acrescentou o CEO.
Quando for lançado, o foguete vai levar o lander robótico Peregrine e uma carga útil da Celestis, empresa que fecha parcerias com provedoras de lançamento para criar memoriais espaciais. Os clientes da companhia podem enviar ao espaço porções de cinzas de entes queridos e até de pets.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Xiaomi 14 estreia com preço agressivo e tela OLED mais brilhante do mundo
- Five Nights at Freddy's | Qual a classificação indicativa do filme no Brasil?
- Elon Musk oferece US$ 1 bi para Wikipédia virar "Dickipedia"
- Gravação inédita captura sons do maior organismo vivo da Terra
- Som da Liberdade | Por que um filme cristão virou alvo de polêmica?
- Red Magic 8S Pro começa a ser vendido no Brasil com preço agressivo