
O Google lançou três novidades para evitar desinformação e sites suspeitos na pesquisa da plataforma. Duas delas focam na verificação de imagens geradas por inteligência artificial, enquanto outra ferramenta usa IA para trazer mais contexto sobre sites desconhecidos.
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Com IAs generativas criando elementos cada vez mais realistas, o processo para diferenciar o que é real ou não por conta própria pode ficar mais difícil, o que reforça a necessidade de tais recursos. Em nota, a empresa ressaltou uma pesquisa da iniciativa MediaWise na qual 70% dos entrevistados afirmaram que não conseguem definir com clareza quando imagens online são autênticas e confiáveis.
3 novidades da pesquisa do Google para identificar conteúdos falsos
Veja os recursos anunciados pela Gigante de Mountain View:
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3. Histórico detalhado de uma imagem
O Google enfim disponibilizou a ferramenta “About this image” (“Sobre esta imagem”, em tradução livre), com um relatório detalhado sobre o uso de uma foto na internet. É possível descobrir se o arquivo já apareceu na pesquisa anteriormente, ver como outros sites descrevem o conteúdo e acessar os metadados — espaço com informações para verificar se foi criada por inteligência artificial ou editada anteriormente.
No caso do uso de IA, o buscador afirma que todas as imagens geradas em ferramentas do Google já recebem uma marca d’água invisível , adicionada aos metadados do arquivo. A função foi liberada apenas na versão em inglês.
2. Suporte a fotos no Fact Check Explorer
O Fact Check Explorer é uma plataforma do Google que permite descobrir rapidamente se um conteúdo já foi checado por alguma agência ao redor do mundo. Agora, a Gigante de Mountain View também adicionou o suporte a imagens na ferramenta: basta enviar o link da foto e conferir se o material já apareceu em outra ocasião.
Os resultados mostram quando e em qual cidade o arquivo já foi usado, com acesso à fonte original da checagem de fatos. A ferramenta estava em Beta global e também foi liberada para o API do FactCheck Claim Search, o que permite integrá-la em outras plataformas.
1. IA para descrever páginas
Também chamado de SGE, o Search Generative Experience (“Experiência de Pesquisa Generativa”, em tradução livre) é uma alternativa para saber mais sobre um site desconhecido. O recurso usa IA generativa para criar o resumo de uma página com base nas informações de outras fontes consideradas de alta qualidade.
O SGE aparece na seção “Mais sobre esta página” quando não existem registros do Google Knowledge Graph ou da Wikipedia sobre a URL. A princípio, a novidade está disponível somente de forma experimental no Search Labs.
Google de olho no uso de IA
Não é a primeira vez que a empresa reforça as medidas para identificar o uso de conteúdo gerado por inteligência artificial. De olho nas eleições presidenciais dos EUA, previstas para novembro de 2024, o buscador também prepara regras para avisar sobre vídeos e fotos de IA nas propagandas políticas .
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