Destaque da NASA: cometa e nebulosa são a foto astronômica do dia
Danielle Cassita
Destaque da NASA: cometa e nebulosa são a foto astronômica do dia

Nesta sexta-feira (27), a foto destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day mostra o cometa 2P/Encke, conhecido por seu período ser um dos mais curtos identificados até hoje. Na imagem, o cometa aparece acompanhado da nebulosa de emissão IC 410.

O cometa Encke, como também é conhecido, leva apenas 3,3 anos para completar uma volta pelo Sol. Este é o período mais curto em meio aos grandes cometas em nossa vizinhança.

Conforme viaja pelo espaço, o cometa Encke deixa pedacinhos de sua estrutura para trás. Quando atravessam a atmosfera da Terra, estes fragmentos rochosos causam as chuvas de meteoros Táuridas do Norte e Sul.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

No lado direito da foto, está a nebulosa IC 410. Também conhecida como Nebulosa do Girino, ela é uma região de hidrogênio gasoso ionizado que se estende por mais de 100 anos-luz. Esta nuvem gasosa foi esculpida pela ação dos ventos vindos das estrelas no aglomerado NGC 1893.

Cometa 2P/Encke

O cometa 2P/Encke foi descoberto pelo astrônomo francês Pierre F. A. Mechain em 1786. Outros astrônomos observaram o cometa em passagens posteriores, mas estes registros não foram associados ao objeto até o astrônomo Johann Franz Encke calular sua órbita.

Além de seu curto período, o núcleo do cometa Encke mede apenas 4,8 quilômetros de diâmetro — para comparação, considere que ele é bem menor que o asteroide que matou os dinossauros .

A chuva de meteoros Táuridas, causada por seus detritos, é conhecida por ter bolas de fogo , nome dado aos meteoros tão brilhantes quanto Vênus. Como meteoros deste tipo são formados por partículas maiores do cometa, seus rastros luminosos podem durar mais tempo do que a média.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!