
A Blue Origin revelou uma versão em tamanho real de Mark 1, seu futuro lander lunar Blue Moon. Ele vai testar tecnologias que vão ser usadas em uma versão tripulada, necessária para o retorno de novos astronautas à Lua durante o programa Artemis .
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Engenheiro-líder do lander lunar deixa a Blue Origin e vai para a SpaceX
As imagens do lander foram publicadas no X, antes chamado de Twitter , e no Instagram . O módulo de pouso foi desenhado para levar até três toneladas de cargas à superfície lunar, e sua primeira missão deve ser voltada para testes de sistemas críticos.
Ver essa foto no Instagram-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-
Segundo a Blue Origin, os futuros landers Mark 1 devem conseguir levar cargas úteis de clientes a bordo. A empresa é uma das 14 do programa Commercial Lunar Payload Services, da NASA , desenhado para realizar pousos na Lua sem tripulação.
Por enquanto, não há datas para o Mark 1 realizar seu primeiro voo. Ben Cichy, diretor de engenharia de permanência lunar na Blue Origin, afirmou que dois landers devem ser lançados nos primeiros voos do foguete New Glenn , mas não especificou quando isso deve acontecer.
Retorno à Lua
Uma versão tripulada do Blue Moon deve ser usada no pouso lunar da missão Artemis V, cujo lançamento deve acontecer em 2029; já os pousos das missões 3 e 4 vão contar com o Starship, da SpaceX . Ambas as companhias foram selecionadas pela NASA para o programa Human Landing System (HLS) , que visa o desenvolvimento do primeiro lander lunar do programa.
A Blue Origin foi selecionada após a NASA escolher a SpaceX para o projeto do módulo de pouso. A decisão da agência espacial levou a empresa fundada por Jeff Bezos a entrar com um processo, mas o perdeu . Após os atritos, foi no início de 2023 que a NASA revelou que a Blue Origin ficou responsável pelo lander para a Artemis V.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Xiaomi 14 estreia com preço agressivo e tela OLED mais brilhante do mundo
- iPhone 15 Pro Max x Galaxy S23 Ultra: qual é o melhor?
- 🤑PARCELADO | Xiaomi Mi Band 7 Pro global em ótimo preço no AliExpress
- 6 IAs gratuitas alternativas ao Midjourney
- O que é a tecnologia Intel Foveros?
- 10 IAs para criar imagens a partir de textos gratuitas