Cities: Skylines 2 | Dentes dos personagens estão afetando o jogo?
Lucas Takashi Hagui
Cities: Skylines 2 | Dentes dos personagens estão afetando o jogo?

Uma grande discussão no Reddit de Cities: Skylines 2 surgiu sobre problemas de desempenho, no qual o user Hexcoder0 destacou que uma das causas pode ser a falta de LOD (Level of Detail) na população. A equipe de desenvolvimento da Colossal Order rebateu a questão, destacando que isso não atrapalha, pois não há ligação com a função Citizens Lifepath — que acompanha a vida de um cidadão.

Tudo começou com Hexcoder0, que, usando a base de arquivos para analisar, descobriu que os cidadãos em Cities: Skylines 2 têm um grande nível de detalhes, com muitos polígonos até nos dentes do modelo. Por conta disso, ao longo do tempo, o jogo pode ficar sobrecarregado e perder desempenho.

The game DOES render individual teeth with no LOD as far as I can tell.
by u/Hexcoder0 in CitiesSkylines

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Ele destacou que falta otimização de LOD, que é muito usada nos jogos para evitar sobrecarga de processamento e otimizar o desempenho, pois carrega os detalhes apenas quando o objeto está sendo diretamente visto pelo jogador. E isso nos modelos da população, ainda mais quando bate a casa dos milhares, é um nível de detalhe desnecessário, ainda mais pela opção ser usada apenas durante o modo Citizens Lifepath, pois no geral os jogadores usam apenas a visão top-down.

Resposta da desenvolvedora

A Colossal Order respondeu ao PCGamesN ressaltando que o modo Citizens Lifepath não está ligado diretamente com os modelos dos personagens, então não afeta o desempenho nesse aspecto. No entanto, a equipe está ciente da falta de otimização de LOD e que isso pode afetar um pouco a performance, mas que esses detalhes serão usados em novidades futuras.

“O recurso Citizen Lifepath não está ligado à geometria dos cidadãos e não afeta o desempenho dos modelos dos personagens. Sabemos que os personagens precisam de mais trabalho, pois atualmente estão sem os LODs que afetam algumas partes do desempenho. Estamos trabalhando para incluir esses elementos no jogo, juntamente com melhorias gerais nos LODs em todos os assets do jogo. Os personagens apresentam muitos detalhes que, embora pareçam desnecessários agora, se tornarão relevantes no futuro do projeto”, ressaltou a equipe para o site.

Cities: Skylines 2 já está disponível para PC, com lançamento para consoles apenas em 2024. Atualizações estão sendo realizadas para melhorar o desempenho do jogo, inclusive uma foi feita no dia 26 de outubro, otimizando processamento e gráficos.

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