
Após os Estados Unidos restringirem a exportação de certas placas de vídeo para a China, os preços da GeForce RTX 4090 estão aumentando de forma exponencial. A decisão, que afetaria somente o território chinês, já parece estar encontrando um equilíbrio maior do que os últimos dias, mas agora a situação no aumento de preços afeta diretamente as próprias lojas norte-americanas.
- ASRock cria placas-mãe com até 5 ventoinhas para AMD Threadripper 7000
- Review Intel Core i9-14900K e i5-14600K | Tímida, 14ª geração é igual à 13ª
A GeForce RTX 4090 sempre teve ampla disponibilidade no varejo estadunidense desde o seu lançamento no fim de 2022. O preço manteve uma média próxima ao MSRP sugerido de US$ 1.599, mas agora o cenário é outro: os valores vêm subindo cerca de 10% nos últimos dias.
Lojas como Amazon , Newegg e BestBuy já vendem modelos com preços iguais ou superiores aos US$ 1.700. Na verdade, essa é a exceção do problema. Muitos varejistas não têm mais estoque para esses produtos, vendendo apenas certos exemplares, como a MSI Gaming X SLIM.
-
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-
Chinese scaplers are crazy 😂😂 pic.twitter.com/xMyhelL6H8
— I_Leak_VN (@I_Leak_VN) October 27, 2023
EUA sofre efeito reverso no mercado de GPUs
A falta de disponibilidade e os preços elevados da GeForce RTX 4090 são um efeito reverso inesperado no mercado estadunidense. As restrições contra a China visavam limitar o progresso do país no avanço em inteligência artificial, incluindo até mesmo o banimento de GPUs A800 e H800 para operações complexas.
O preço das topo de linha da NVIDIA já está estabilizando no território chinês, mas há uma tendência para que o resto do mundo sofra com valores ainda mais inflacionados , além da falta de estoque. Ainda é difícil precisar quanto tempo essa onda vai durar, mas a expectativa é que seja algo passageiro. Com a chegada de datas como a Black Friday e as festas de fim de ano, o estoque deve ser reabastecido nas próximas semanas.
Esse movimento também pode ser uma estratégia das próprias lojas para valorizar o produto internamente, visto a escassez de modelos para importação. Dessa forma, somente o tempo vai dizer como o mercado de GPUs topo de linha vai se comportar nos próximos meses.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Xiaomi 14 chega com HyperOS e OLED mais brilhante do mundo
- iPhone 15 Pro Max x Galaxy S23 Ultra: qual é o melhor?
- Novo golpe da vaga de emprego oferece dinheiro para seguir canais no YouTube
- 10 IAs para criar imagens a partir de textos gratuitas
- O que é a tecnologia Intel Foveros?
- Som da Liberdade | Por que um filme cristão virou alvo de polêmica?