GeForce RTX 4090 fica mais cara nos EUA após restrições na China
Felipe Vidal
GeForce RTX 4090 fica mais cara nos EUA após restrições na China

Após os Estados Unidos restringirem a exportação de certas placas de vídeo para a China, os preços da GeForce RTX 4090 estão aumentando de forma exponencial. A decisão, que afetaria somente o território chinês, já parece estar encontrando um equilíbrio maior do que os últimos dias, mas agora a situação no aumento de preços afeta diretamente as próprias lojas norte-americanas.

A GeForce RTX 4090 sempre teve ampla disponibilidade no varejo estadunidense desde o seu lançamento no fim de 2022. O preço manteve uma média próxima ao MSRP sugerido de US$ 1.599, mas agora o cenário é outro: os valores vêm subindo cerca de 10% nos últimos dias.

Lojas como Amazon , Newegg e BestBuy já vendem modelos com preços iguais ou superiores aos US$ 1.700. Na verdade, essa é a exceção do problema. Muitos varejistas não têm mais estoque para esses produtos, vendendo apenas certos exemplares, como a MSI Gaming X SLIM.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

EUA sofre efeito reverso no mercado de GPUs

A falta de disponibilidade e os preços elevados da GeForce RTX 4090 são um efeito reverso inesperado no mercado estadunidense. As restrições contra a China visavam limitar o progresso do país no avanço em inteligência artificial, incluindo até mesmo o banimento de GPUs A800 e H800 para operações complexas.

O preço das topo de linha da NVIDIA já está estabilizando no território chinês, mas há uma tendência para que o resto do mundo sofra com valores ainda mais inflacionados , além da falta de estoque. Ainda é difícil precisar quanto tempo essa onda vai durar, mas a expectativa é que seja algo passageiro. Com a chegada de datas como a Black Friday e as festas de fim de ano, o estoque deve ser reabastecido nas próximas semanas.

Esse movimento também pode ser uma estratégia das próprias lojas para valorizar o produto internamente, visto a escassez de modelos para importação. Dessa forma, somente o tempo vai dizer como o mercado de GPUs topo de linha vai se comportar nos próximos meses.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!