Google pode desenvolver CPU própria em SoC Tensor G4 para Pixel 9
Daniel Trefilio
Google pode desenvolver CPU própria em SoC Tensor G4 para Pixel 9

A Google já é desenvolve a GPU dos SoC Tensor G2 e Tensor G3 de seus smartphones, e deve fazer o mesmo para a CPU a partir dos chips Tensor G4. Atualmente, a empresa ainda utiliza processador da Samsung , mas rumor sugere que todo o projeto do SoC para o Pixel 9 deve ser proprietário.

Segundo análises recentes, os novos Google Pixel 8 equipados com processador Tensor G3 ainda ficam atrás dos iPhones 12 de 2020, e modelo do próximo ano, supostamente, teria desempenho similar. Isto porque o SoC Tensor G4 seria o primeiro chip dos smartphones Pixel a adotar CPU proprietário da Google fabricado pela TSMC .

Maior autonomia e controle do ecossistema

Assim como outras Big Techs, a Google também está buscando independência de parcerias para equipar seus produtos. A Apple fez isso quando adotou trocou os CPUs Intel Core por seus processadores M1 baseados em ARM em suas linhas de Macs, Macbooks, e iPads.

No entanto, o segmento mobile é praticamente inteiro dominado por chips de outras fabricantes, como MediaTek , Qualcomm e Samsung . A bem da verdade, mesmo a Samsung utiliza chips Snapdragon em alguns Samsung Galaxy .

A iniciativa da Google de abandonar a parceria no desenvolvimento do SoC que equipa a linha Pixel não surpreende. Além de isso garantir maior controle do ecossistema de hardware, parte disso é reflexo do momento em que os EUA estão tentando expandir sua autonomia no mercado de semicondutores.

Contudo, o processo de transição para um ecossistema completamente proprietário é arriscado, especialmente em um segmento tão competitivo como o de smartphones. Até o momento, a expectativa é que apenas os Tensor G5, para os Pixel 10, já tenham projetos próprios, com o Tensor G4 ainda estando em aberto.

🛒Compre Smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra com o melhor preço!

🛒Compre Asus Rog Phone 6D Ultimate, 512GB, 16GB RAM, Mediatek Dimensity 9000+ com o melhor preço!

Ainda assim, a Google já matou projetos muito bons, por muito menos, e um eventual fracasso de vendas de duas gerações seguidas por falta de desempenho não parece ser algo muito promissor para os fãs do Google Pixel.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!