Linha Galaxy S23 teria superado vendas dos antecessores em 22%
Renan da Silva Dores
Linha Galaxy S23 teria superado vendas dos antecessores em 22%

Uma pesquisa da firma coreana de consultoria financeira Hana Securities indica que a família Samsung Galaxy S23 foi bem recebida pelos usuários, aumentando de forma significativa as vendas em relação aos aparelhos da linha Galaxy S22 . Os dados sugerem que, no mesmo período, os dispositivos mais recentes superaram a geração anterior em 22%, com grande sucesso do modelo Ultra. O levantamento traz ainda pontos interessantes sobre os celulares dobráveis mais recentes da marca, que parecem ter perdido fôlego após o lançamento.

De acordo com as informações, o número de unidades vendidas da linha Galaxy S23 após oito meses do lançamento é de 22,89 milhões, o que superaria em 22% os registros obtidos pela Hana Securities no mesmo período para a família Galaxy S22 . Entre os modelos oferecidos, o Galaxy S23 Ultra seria de longe o mais popular, representando 10,69 milhões de dispositivos, ou cerca de 47% do total.

O telefone premium é seguido de perto pela variante mais simples da família, o Galaxy S23 , que atingiu 8,09 milhões de vendas (algo em torno de 35% do total), com o "irmão do meio" Galaxy S23 Plus chegando a "apenas" 4,11 milhões de unidades (18%). A pesquisa não detalha motivos, mas é possível especular que o flagship premium tenha atraído a maior parte do público pela bateria, câmeras e a presença da S Pen, enquanto a opção compacta tenha conquistado os usuários justamente pelo tamanho.

Independente disso, os resultados são positivos para a Samsung , que teve um 2022 complicado e um início de 2023 desafiador, tanto pela aceitação mista dos Galaxy S22 , como por problemas de baixa demanda em outras áreas em que a gigante atua, como no mercado de memórias . Ter um aumento expressivo como esse de um ano ao outro sugere que a linha Galaxy S ainda tem bastante força, e que os Galaxy S23 foram um sucesso.

Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 perdem ritmo

O cenário deixa de ser positivo quando os dobráveis mais recentes da gigante, o Galaxy Z Fold 5 e o Galaxy Z Flip 5 , são avaliados. No período de dois meses após o lançamento, os aparelhos mostraram uma queda, ainda que modesta, no número total de vendas em relação à geração anterior. Enquanto os antecessores chegaram aos 3,63 milhões de unidades, os novos celulares dobráveis atingiram mais modestos 3,51 milhões de vendas, quantidade cerca de 3% menor.

A redução observada é agravada pela "diminuição do impacto" da quinta geração da linha Galaxy Z, o que pode indicar que há menor interesse nos dispositivos — cenário compreensível diante das fortes similaridades com a geração anterior, além de um crescimento na concorrência, com rivais de peso como os recentes OnePlus Open e OPPO Find N3 Flip .

Curiosamente, se a situação é complexa entre os smartphones premium, a Samsung parece continuar dominando o segmento de celulares mais baratos. Apesar de não trazer números, o relatório da Hana Securities indica que a companhia performou bem com a linha de intermediários Galaxy A, especialmente na Índia e no Oriente Médio, onde os dispositivos acessíveis teriam sido líderes de venda. Não há menção ao Brasil, mas é provável que tenhamos um caso similar, considerando outras pesquisas com dados do mercado nacional.

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