SK Hynix barra fusão entre Western Digital e Kioxia
Daniel Trefilio
SK Hynix barra fusão entre Western Digital e Kioxia

A SK Hynix e a empresa privada de investimentos, Bain Capital, barraram processo de fusão entre Western Digital e Kioxia . Enquanto a SK Hynix é acionista indireta da Kioxia, a Bain Capital é uma das acionistas majoritárias, ao lado da Toshiba , e ambas não entraram em acordo sobre os termos da fusão.

Atualmente, a Western Digital é a quarta maior empresa do segmento de memórias NAND , enquanto a Kioxia ocupa a segunda posição. Com o acordo de fusão, as empresas visavam criar um conglomerado para superar a Samsung e assumir a liderança do mercado.

Impacto no valor investido da SK Hynix

Uma parcela considerável das ações da Kioxia foi adquirida pela Bain Capital em consórcio aberto para diferentes investidores. Um dos maiores nomes nesse fundo foi a própria SK Hynix, com valor estimado de US$ 2,7 bilhões.

Além da óbvia oportunidade de ganhos sobre os negócios da Kioxia, a SK Hynix, que ocupa a terceira posição no mercado de NAND, com 17,8% de participação, buscava assegurar eventuais parcerias com a fabricante japonesa. Um ponto-chave da fusão com a Western Digital é que a empresa estadunidense passaria a deter 51% das ações da Kioxia.

🛒Compre SSD M.2 Western Digital WD Black com o melhor preço!

🛒Compre SSD Samsung 1TB com o melhor preço!

Dessa forma, mesmo que a consolidação de mercado fosse indiretamente benéfica, o impacto negativo do novo conglomerado às operações da SK Hynix seria muito superior. Além disso, com a WD controlando mais da metade das ações da fabricante japonesa, os eventuais acordos mencionados pela empresa sul-coreana também poderiam ser barrados.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!