Snapdragon X Elite empata com AMD Radeon 780M em testes de games
Renan da Silva Dores
Snapdragon X Elite empata com AMD Radeon 780M em testes de games

Depois de surpreender em testes sintéticos ao reforçar as promessas impressionantes da Qualcomm , o Snapdragon X Elite ganhou os primeiros números de benchmark em um cenário mais realista, ao rodar o game Control. Se não mostra a enorme vantagem vista em apps como o 3DMark, a nova GPU Adreno do chip para PCs ainda consegue números bastante respeitáveis, a ponto de empatar com a Radeon 780M , GPU integrada da AMD presente no chip premium Ryzen 9 7940HS para notebooks.

Durante a apresentação na Snapdragon Summit, a Qualcomm assegurou que a GPU Adreno do Snapdragon X Elite entregaria performance muito superior às rivais desenvolvidas por AMD e Intel — no caso do time vermelho, a vantagem chegaria aos 80%. Os valores realmente se confirmaram nos testes sintéticos divulgados nesta segunda-feira (30), com destaque para o desempenho da plataforma no 3DMark Wild Life Extreme.

Apesar disso, sabe-se que o uso real em programas profissionais e games nem sempre é refletido com fidelidade pelos benchmarks, e ainda havia dúvidas sobre a performance do X Elite nesses cenários. De posse de uma das unidades de referência da empresa, desenvolvidas para ajudar fabricantes parceiras a saber as capacidades do chip, o YouTuber Geekerwan conseguiu fazer um comparativo preliminar da novidade ao executar Control, título da Remedy Entertainment que ficou conhecido pela implementação robusta de Ray Tracing .

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

Mesmo que a técnica avançada de iluminação não tenha sido avaliada desta vez, o jogo é uma ótima opção para oferecer um panorama da capacidade gráfica da GPU. De fato, os números são menos encorpados que os mostrados nos benchmarks sintéticos, mas ainda impressionam — a Adreno consegue oferecer desempenho similar à Radeon 780M, GPU integrada do Ryzen 9 7940HS cuja arquitetura RDNA 3 é a mesma usada nas placas de vídeo Radeon RX 7000 , sendo referência na categoria.

Em Full HD (1920 x 1080 pixels) com qualidade baixa e faixa de consumo estabelecida em 23 W, o Snapdragon X Elite oferece taxa média de quadros de 53 FPS. Nas mesmas condições, a Radeon 780M atinge 56 FPS, representando uma diferença de apenas 5%. A semelhança permanece mesmo quando a resolução sobe para Quad HD (2560 x 1440 pixels) com qualidade baixa, em que a Adreno chega a 32 FPS, e a Radeon entrega 30 FPS, vantagem de cerca de 7% para o X Elite.

Se considerarmos que esta é a primeira vez que a Qualcomm busca bater de frente com AMD e Intel, um empate já é uma grande conquista, mas é preciso lembrar ainda que o game não está otimizado para o novo Snapdragon, tanto em termos de CPU, quanto de GPU. O título possivelmente está rodando via emulação, por ter sido desenvolvido com processadores x86 em mente, e não há drivers compatíveis para a Adreno no momento, o que sugere que o resultado foi obtido por força bruta.

O caso estabelece um possível cenário muito positivo para o futuro do Windows On ARM, ao indicar que mesmo programas e jogos não adaptados para a arquitetura ARM e o Snapdragon X Elite podem oferecer um bom nível de performance rodando via emulação, uma das fraquezas das gerações anteriores. O mais interessante é que os ótimos números foram obtidos sem afetar de maneira drástica a eficiência energética, o que reforça as chances de vermos notebooks Windows com alta potência e elevada autonomia de bateria.

A má notícia é que a janela de lançamento do novo chip da Qualcomm ainda está distante, com os primeiros laptops equipados com a inédita plataforma estando previstos para chegar às lojas em meados de 2024. Até lá, AMD, Apple e Intel já terão disponibilizado novas gerações de seus chips, que podem acabar superando o X Elite com certa folga. De toda forma, o teste preliminar pinta um futuro mais promissor, e alivia ao menos algumas das preocupações em torno dos próximos anos do Windows On ARM.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!