
A Cruise, divisão de carros autônomos da GM que vem testando táxis sem motorista nos Estados Unidos, teve sua licença revogada pelo Departamento de Veículos da Califórnia após se envolver em uma série de acidentes .
- Quais são os 6 níveis de direção autônoma?
- É possível hackear e assumir o controle de um carro autônomo?
Em comunicado publicado em sua conta na rede social X (ex-Twitter), a empresa confirmou a suspensão dos direitos dos chamados robotáxis e informou que, por conta da decisão do órgão fiscalizador, fará uma pausa em suas operações em São Francisco.
(1/3) The most important thing for us right now is to take steps to rebuild public trust. Part of this involves taking a hard look inwards and at how we do work at Cruise, even if it means doing things that are uncomfortable or difficult.
-
— cruise (@Cruise) October 27, 2023
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
“Soubemos hoje, às 10h30, horário do Pacífico, sobre a suspensão de nossas licenças para táxis sem motorista pelo DMV da Califórnia. Como resultado, pausaremos as operações de nossos veículos autônomos em São Francisco”.
Segundo os executivos da Cruise, a interrupção será temporária, mas servirá para “reservar um tempo para examinar processos, sistemas e ferramentas” e, com isso, “encontrar uma maneira de operar melhor para ganhar a confiança do público”.
Robotáxis “ameaçam segurança pública”
A justificativa do Departamento de Veículos da Califórnia para suspender a licença para a Cruise operar seus táxis autônomos foi curta e grossa. Segundo o órgão, os carros sem motorista “são uma ameaça à segurança pública”.
A decisão foi tomada após a NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário) ter recebido uma nova série de denúncias a respeito dos veículos autônomos da Cruise, incluindo falta de cuidado com os pedestres nas estradas e nas faixas exclusivas para atravessar as vias.
“Aceitamos os questionamentos da NHTSA relacionados ao nosso registro de segurança e operações”, sintetizou Hannah Lindow, porta-voz da Cruise, que afirmou ainda estar à disposição das autoridades para cooperar com todas as investigações.
Vale lembrar que, recentemente, os robotáxis autônomos da Cruise se envolveram em graves acidentes, incluindo um no qual o carro sem motorista parou em cima de um pedestre que foi atropelado por outro veículo e acabou arremessado para a faixa em que ele trafegava.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Xiaomi 14 chega com HyperOS e OLED mais brilhante do mundo
- iPhone 15 Pro Max x Galaxy S23 Ultra: qual é o melhor?
- One UI 6 com Android 14 é liberada para o Samsung Galaxy S23
- 10 atores de Friends que morreram e você não sabia
- Internet fibra do Google terá plano de 20 Gbps ainda neste ano
- Marvel transforma um dos piores poderes vistos na DC em algo incrível