Vivo X100 ganha teste com Dimensity 9300 superando Snapdragon 8 Gen 3
Renan da Silva Dores
Vivo X100 ganha teste com Dimensity 9300 superando Snapdragon 8 Gen 3

Depois de divulgar o primeiro teste do Dimensity 9300 , em que a próxima plataforma premium da MediaTek quebrou recordes, o time do AnTuTu, popular benchmark para smartphones, acaba de divulgar um novo resultado do componente em que a novidade mostra números ainda melhores. Equipado no que parece ser o aguardado Vivo X100 , o chip conquistou mais de 2,2 milhões de pontos, superando não apenas o registro anterior, como também a pontuação média esperada do seu principal rival, o Snapdragon 8 Gen 3 .

Divulgado na rede social chinesa Weibo, o benchmark pertence ao aparelho identificado como vivo V2309A — apontado como o suposto Vivo X100 —, que traz 16 GB de RAM LPDDR5T, 1 TB de armazenamento UFS 4.0 e Android 14 de fábrica, além do Dimensity 9300. A combinação quebra recordes novamente ao marcar 2.249.858 pontos, o que simboliza um aumento notável de quase 10% sobre o resultado original da plataforma da MediaTek. O destaque vai para o segmento de memória, possível responsável pelo aumento, por ser 100 mil pontos mais alto.

A conquista viria graças ao uso da RAM LPDDR5T , padrão aprimorado anunciado pouco depois da LPDDR5X amplamente adotada no momento, que forneceria velocidades de transferência de dados cerca de 13% mais rápidas. Tendo acesso a informações mais rapidamente, CPU e GPU conseguem trabalhar mais em menos tempo, garantindo os ganhos observados no teste. Mais interessante é que o avanço seria suficiente para colocar o Dimensity 9300 à frente do Snapdragon 8 Gen 3, oficializado na semana passada .

Nos melhores resultados, a solução da Qualcomm é esperada para atingir algo próximo dos 2.139.281 pontos, permitindo ao chip da MediaTek abrir vantagem de 5%. Dito isso, há um porém: os números oficiais do 8 Gen 3 levam em consideração as memórias LPDDR5X. Dessa maneira, em aparelhos que utilizarem as mais recentes LPDDR5T, o novo Snapdragon pode ter a oportunidade de empatar ou mesmo superar o Dimensity estreante.

Na prática, tudo vai depender da implementação dos processadores em cada modelo de celular, havendo melhores resultados nos dispositivos que apostarem em projetos com melhor refrigeração e componentes mais novos. Também é preciso lembrar que a diferença deve ser praticamente imperceptível no dia a dia, com ambos oferecendo alto desempenho para qualquer tarefa por muitos anos. O que deve importar mais é o nível de consumo, em virtude do impacto na bateria.

Nesse ponto, há preocupações em torno do Dimensity 9300, devido à configuração agressiva de CPU adotada pela MediaTek. Teremos quatro Cortex-X4 de máxima performance e quatro Cortex-A720 de alto desempenho, sem os Cortex-A520 de alta eficiência para lidar com processamento simples. Combinados aos clocks elevados, seus oito núcleos podem aumentar o consumo de forma drástica.

Ainda assim, tudo não passa de especulação no momento — é preciso aguardar por testes oficiais e smartphones finalizados para entendermos as reais capacidades do chipset. Não falta muito agora: o Dimensity 9300 já teve o lançamento confirmado para a próxima segunda-feira, 6 de novembro . Os primeiros celulares equipados com o processador, como o Vivo X100, devem ser revelados pouco depois.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!