Corpo emite sinais de estresse ao ouvir erros gramaticais
Nathan Vieira
Corpo emite sinais de estresse ao ouvir erros gramaticais

Você se arrepia de desgosto quando ouve alguém falar "seje menas"? Saiba que esse incômodo é completamente normal: um estudo publicado na revista científica Journal of Neurolinguistics revelou que ouvir erros gramaticais faz com que o corpo humano entre em estado de estresse.

Os pesquisadores da Universidade de Birmingham (Reino Unido) encontraram uma correlação direta entre os casos de erros gramaticais e a variabilidade da frequência cardíaca dos envolvidos. Um comunicado divulgado pela instituição explica que a duração dos intervalos entre os batimentos cardíacos sucessivos de uma pessoa tende a ser variável quando ela está relaxada, mas fica mais regular quando está estressada.

O novo estudo revela uma redução estatisticamente significativa nessa variabilidade em resposta a erros gramaticais. Os pesquisadores ainda notaram que, quanto mais erros uma pessoa ouve, mais regulares se tornam os seus batimentos cardíacos, ou seja: um sinal de estresse.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

"O sistema nervoso simpático ativa a resposta de 'lutar ou fugir' durante uma ameaça ou perigo percebido, enquanto o sistema nervoso parassimpático controla as funções de 'descansar e digerir' ou 'alimentar e procriar' do corpo. As nossas descobertas mostram que este sistema também responde às exigências cognitivas, e isto sugere que o esforço cognitivo reverbera através do sistema fisiológico de mais maneiras do que se pensava anteriormente", afirma a pesquisadora responsável pelo estudo, Dagmar Divjak, conforme comunicado.

A equipe afirma que os resultados do estudo colocam em foco uma nova dimensão da relação entre fisiologia e cognição.

“O estudo fornece um novo método para explorar aspectos da cognição que não podemos observar diretamente. É particularmente valioso no trabalho com pessoas que não conseguem expressar verbalmente a sua opinião devido à idade jovem ou avançada ou problemas de saúde", reitera o grupo.

Impactos do estresse

O estresse impacta cada sistema do corpo humano : no sistema nervoso, pode danificar o córtex pré-frontal, relacionado a processos cognitivos que permitem planejar, organizar, resolver problemas e controlar impulsos.

No sistema cardiovascular, o estresse aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, como uma tentativa de preparar o organismo para lutar ou correr pela sobrevivência. Mas o estresse crônico, que ocorre ao longo de meses a anos, pode levar à hipertensão arterial e maior inflamação sistêmica.

No sistema respiratório, há impacto no transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue. A respiração superficial e rápida indica a necessidade de oxigênio, o que pode levar a sintomas como tontura.

Também podemos notar outros malefícios: estresse acelera o envelhecimento do sistema imunológico e o estresse crônico pode aumentar risco de Alzheimer .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!