Demissão em massa na Volkswagen pode afetar produção de elétricos
Paulo Amaral
Demissão em massa na Volkswagen pode afetar produção de elétricos

A produção de carros elétricos da Volkswagen pode enfrentar sérios problemas entre 2024 e 2025. Isso porque, segundo a Agência Reuters, a montadora planeja demitir cerca de 2 mil funcionários da Cariad, divisão da empresa voltada para o desenvolvimento de software para este tipo de veículos.

De acordo com a reportagem, o plano foi aprovado pelo conselho de administração da montadora alemã na última semana, mas ainda precisa ser votado e receber o sinal verde do sindicato dos trabalhadores. Para isso, eles exigem estabilidade até 2025.

Um porta-voz da categoria já deixou claro que os funcionários não aceitarão cortes de formas generalizadas, e só aprovarão o plano se houver informações concretas sobre "quais os cargos devem ser cortados em termos de estrutura e tarefas".

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

O possível corte de cerca de 2 mil funcionários entre 2024 e 2025 teria um impacto duro sobre a fabricação de carros elétricos da Volkswagen, mais especificamente sobre a plataforma SSP, desenvolvida para abranger desde carros elétricos compactos até modelos de alto desempenho da Porsche, outra marca do grupo.

Volkswagen alega “falhas” da Cariad

A Reuters informou que o principal motivo para planejar a demissão em massa é a sequência de falhas da Cariad nos sistemas implementados em três modelos diferentes já lançados — ID.3, ID.4 e ID.5 —, além do estouro no orçamento previamente aprovado.

Para mudar a situação, Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, elegeu Peter Bosch como novo responsável pela reestruturação da Cariad. O executivo trocou a Bentley pela VW com uma missão definida: recolocar a empresa de software nos trilhos. E isso passa pela demissão de boa parte do quadro de funcionários

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!