MedTech | As 5 inovações cientificas mais interessantes do mês [10/23]
Nathan Vieira
MedTech | As 5 inovações cientificas mais interessantes do mês [10/23]

A cada mês, a ciência se supera com novas criações destinadas a resolver determinados problemas da humanidade. Neste mês de outubro, as inovações científicas foram incontáveis, e permeiam desde a inteligência artificial no diagnóstico de câncer até chips capazes de ajudar no tratamento de doenças como a artrite.

Como de praxe, o Canaltech selecionou as inovações científicas mais interessantes do mês:

IA que prevê câncer de pulmão

Um estudo publicado na PLoS Medicine revelou um modelo de inteligência artificial capaz de identificar o risco de morrer de câncer de pulmão e a necessidade de fazer exames para descobrir a condição. O modelo requer três informações como entrada: idade, número de anos que a pessoa fumou e número de cigarros fumados por dia.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Com base nas informações, a tecnologia fornece resultados que sugerem as chances dessa pessoa desenvolver câncer de pulmão ou até mesmo morrer da doença nos próximos cinco anos. O estudo aponta uma precisão de 83,9% para a previsão da incidência de câncer de pulmão e de 85,5% para a previsão de morte por conta da doença.

Chip para tratar artrite

Pesquisadores da Queen Mary University of London criaram um novo chip que promete revolucionar o tratamento para artrite . O material foi feito com base na sinóvia, um tecido semelhante a uma membrana que reveste as articulações.

Trata-se de um dispositivo microfluídico tridimensional que contém células sinoviais humanas e células de vasos sanguíneos. Submetida a uma carga mecânica, a tecnologia imita as forças aplicadas à sinóvia durante o movimento articular.

Pulseira inteligente para bipolares

Pesquisdores conseguiram prever alterações do humor em pessoas com bipolaridade por meio de uma pulseira inteligente . A novidade foi apresentada no 36º Encontro Anual do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia (ECNP).

Os cientistas mediram alterações na frequência dos impulsos elétricos da pele com a pulseira em questão e associaram com o humor de pessoas com bipolaridade — estados de depressão, de mania (euforia) e neutro. Apesar dos resultados, a própria equipe reconhece que a tecnologia ainda levará tempo para chegar aos pacientes com bipolaridade.

IA que detecta tumor cerebral

Normalmente, os cirurgiões precisam decidir se devem cortar algum tecido cerebral saudável para garantir que todo o tumor seja removido ou se devem dar um amplo espaço ao tecido saudável, e uma nova inteligência artificial pode fornecer conhecimentos sobre o tumor que podem ajudar a fazer essa escolha.

A ferramenta escaneia segmentos do DNA de um tumor para identificar modificações químicas que possam produzir um diagnóstico detalhado do tipo e até mesmo do subtipo do tumor cerebral.

Lente de contato que detecta diabetes

Novas lentes de contato podem detectar diabetes por meio das lágrimas . O material depende de simples mudanças de cor para sinalizar ao usuário, sem a necessidade de eletrônicos ou baterias.

A lente — que se enquadra nas inovações científicas mais interessantes do mês — usa a química natural das lágrimas para desencadear mudanças de cor nos eletrodos do sensor incorporado, fornecendo um rápido indicador visual da concentração de glicose. Assim, os eletrodos reagem com os subprodutos da glicose nas lágrimas, mudando de incolor para azul.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!