
Através de um vídeo completo que mostra o processo e as tecnologias utilizadas, a Apple confirmou que o evento de lançamento dos novos MacBook Pro com chips M3 foi totalmente gravado com o iPhone 15 Pro Max . Ainda que estivesse acompanhado de todo o equipamento comum a grandes estúdios de gravação — incluindo drones, luzes e braços de estabilização —, os resultados impressionam quando consideramos as diferenças de especificações do aparelho para câmeras profissionais que costumam ser usadas nessas ocasiões.
- Linha Apple M3 estreia com chips em 3 nm e grande foco em gráficos
- Galaxy S24 Ultra tem detalhes de câmeras reforçados com mudanças desagradáveis
Ao final do evento "Scary Fast" (ou "Vai Arrepiar", na tradução oficial), em que apresentou os novos chips M3 , a Apple surpreendeu ao revelar que a apresentação havia sido gravada usando o iPhone 15 Pro Max . O smartphone premium mais recente da marca trouxe melhorias significativas em gravação de vídeos, como a capacidade de filmar usando formatos com maior alcance dinâmico, e foi aprimorado graças à doação da porta USB-C, que oferece grande flexibilidade em termos de acessórios.
Nesta terça-feira (31), a gigante de Cupertino divulgou um breve vídeo mostrando os bastidores do processo, indicando como a troca de câmeras mais poderosas pelo celular teria ocorrido de forma suave. A produção revela que a companhia combinou o telefone munido do app Blackmagic Camera, desenvolvido pelo time responsável pelo programa de edição DaVinci Resolve, aos equipamentos de cinema usados em eventos anteriores, incluindo braços de estabilização e luzes de alta potência.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Mesmo que não represente um cenário realista — um usuário de iPhone provavelmente não possui estabilizadores e luzes profissionais —, o experimento da Maçã reforça as capacidades avançadas de gravação que o iPhone 15 Pro Max oferece, além da integração facilitada com ambientes mais profissionais. No vídeo divulgado pela marca, o time criativo destaca como não houve mudanças na preparação para as gravações, e como mesmo cenas mais desafiadoras, como o início do evento em céu noturno, foram gravadas sem obstáculos.
Um dos pontos mais interessantes é que, com auxílio do Blackmagic Camera, a equipe da gigante utilizou o formato de arquivo Apple Log para ter vídeo "puro", com dados vindos direto do sensor. Tipo de arquivo usado no cinema, o Log tem maior alcance dinâmico, captando mais informações em pontos claros e escuros, e oferece maior flexibilidade na edição e pós-produção, em que são aplicados ajustes como a correção de cores — os editores citam como há fortes similaridades com câmeras cinematográficas como a Venice, da Sony .
Toda a organização chamou a atenção de criadores de conteúdo, como o YouTuber Marques Brownlee , do canal MKBHD , que destacou alguns aspectos curiosos percebidos no vídeo promocional. Marques cita a importância de uma excelente estabilização, observando que a Maçã apostou em um gimbal profissional DJI Ronin 2 para as capturas, além de utilizar cenários simples, como o próprio Apple Park (a sede da gigante) e alguns ambientes internos controlados, incluindo a casa vista na apresentação.
#1: Professional stabilization does WONDERS here to rely less on the phone's built-in stabilization and processing. DJI Ronin 2 makes many appearances in the BTS. The other huge rig they use for many large movements shots is a "Spacecam" rig pic.twitter.com/A5VLa5booh
— Marques Brownlee (@MKBHD) October 31, 2023
Por fim, o YouTuber aponta que um dos aspectos mais críticos, responsáveis por manter a "aparência Apple" nos eventos, é a iluminação, que pode ser conferida no vídeo de bastidores. Todas as luzes são posicionadas de uma forma planejada para transmitir uma sensação específica e dar destaque a um determinado elemento. Um "laboratório de testes", a produção mostra as habilidades do iPhone 15 Pro , que de fato entrega ótima qualidade de imagem, caso o usuário saiba explorar os recursos disponíveis.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Xiaomi 14 chega com HyperOS e OLED mais brilhante do mundo
- Novo herói toma do Homem-Aranha o posto de mais odiado na Marvel
- iPhone 15 Pro Max x Galaxy S23 Ultra: qual é o melhor?
- Windows 11 23H2 é lançado com Copilot, jogos instantâneos e mais
- Lanterna Verde diz que pode ser mais rápido que o Flash com uma condição
- 🚨PARCELADO | Aproveite iPhone 13 mais barato em até 12x sem juros