Na última quarta-feira (25), um estudo publicado na revista Science revelou que os gatos podem ter quase 300 expressões faciais (mais precisamente, 276). Cada expressão combina cerca de quatro dos 26 movimentos faciais únicos, incluindo pupilas dilatadas ou contraídas, piscadelas, lambidas no nariz e diferentes posições das orelhas.
- Quem é mais inteligente, o gato ou o cachorro?
- É quase impossível se esconder de um gato, de acordo com a ciência
De acordo com o estudo, os humanos têm 44 expressões faciais e os cães têm apenas 27. Dentre os animais analisados, o único que sobressai em relação ao gato no quesito expressões é o chimpanzé, com 357.
Tipos de expressões faciais
Ao longo de um ano, os pesquisadores registraram as expressões faciais de uma colônia de 50 gatos que vivem em um café de Los Angeles. No relatório, os pesquisadores reconhecem que os gatos podem mudar de expressão rapidamente.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
"No início, os olhos de um gato estavam mais relaxados e suas orelhas e bigodes foram empurrados para frente, um movimento para se aproximar do outro gato. Então as coisas ficaram feias, e ele mexeu as orelhas e bigodes para trás, e seu comportamento mudou muito rapidamente", descrevem os pesquisadores, no artigo.
Depois de revisar suas gravações, os pesquisadores concluíram que mais expressões dos felinos eram amigáveis (45%) do que agressivas (37%). Outros 18% eram ambíguos ou se enquadravam em ambas as categorias, segundo o estudo.
Os pesquisadores também descobriram que muitas das expressões eram semelhantes em várias espécies, incluindo as pessoas, cães e chimpanzés.
No entanto, a própria equipe reconhece que mais pesquisas serão necessárias para saber a fundo a comunicação dos gatos. Ainda assim, a ideia é que o estudo ajude a esclarecer as inúmeras expressões apresentadas por essa espécie que é frequentemente chamada de indiferente.
Por que gatos ronronam?
E já que estamos falando de comunicação felina, vale levantar uma pergunta: por que os gatos ronronam? Nem sempre pode ser um sinal de que eles estão felizes, já que também é possível ouvir o som e sentir essa vibração quando eles estão em momentos de descontentamento.
No entanto, os especialistas da área afirmam que os gatos também podem ronronar para mostrar que estão vulneráveis, o que é chamado de comportamento etepimelético. Mas existem outras teorias, como a que sugere que o ronronar é o resultado de uma frequência que promove a cicatrização de tecidos moles e ossos em felinos feridos.
E se você estiver se perguntando como os gatos conseguem ronronar , a ciência também já tem uma resposta: os pesquisadores descobriram que a chave para o som característico envolve "almofadas" nas cordas vocais. Elas são feitas de tecido conjuntivo e são embutidas nas pregas vocais para aumentar a densidade, fazendo-as vibrar mais lentamente para produzir esse ronrono.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Thor acaba de criar uma nova arma lendária tão poderosa quanto o Mjolnir
- Marvel transforma um dos piores poderes vistos na DC em algo incrível
- 10 atores de Friends que morreram e você não sabia
- Linha Galaxy S24: capas vazadas mostram que design deve mudar pouco
- Novo golpe da vaga de emprego oferece dinheiro para seguir canais no YouTube
- A 2ª pessoa do mundo a receber um transplante de coração de porco morre