Lamborghini e o desafio das cinebiografias de marca
André Mello
Lamborghini e o desafio das cinebiografias de marca

Hollywood vem explorando um nicho de cinebiografias que abordam executivos por trás de grandes marcas, mostrando a criação de empresas de moda, carros e até mesmo salgadinhos. Lamborghini: O Homem Por Trás da Lenda é um desses filmes, mostrando a vida de Ferruccio Lamborghini, italiano que criou a montadora de super carros na década de 60.

O Canaltech teve a oportunidade de conversar com Bobby Moresco, roteirista e diretor do filme, sobre as dificuldades de se fazer uma cinebiografia de um personagem como Ferruccio, além dessa nova onda de "filmes de marca" que vem surgindo nos cinemas.

Uma produção conturbada

Lamborghini: O Homem Por Trás da Lenda foi anunciado bem antes de filmes como Air: A História Por Trás do Logo ou Flamin' Hot: O Sabor que Mudou a História saírem do papel. O longa começou a sua pré-produção em 2015, buscando um diretor e roteirista para a produção.

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Bobby Moresco, ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original por Crash - No Limite , começou seu envolvimento com o filme em 2017 como roteirista, enquanto Michael Radford ( 1984 ) seria o diretor. Com a saída de Radford da produção, Moresco assumiu a direção da adaptação, que seria estrelada por Antonio Banderas ( Gato de Botas 2: O Último Pedido ) no papel de Ferruccio Lamborghini, enquanto Alec Baldwin ( 30 Rock ) interpretaria Enzo Ferrari.

Moresco nos contou que os atores estavam muito empolgados com o roteiro e a possibilidade de interpretar os seus papéis, mas conforme o tempo passou, as suas agendas não estavam mais batendo com as da produção. Para piorar a situação, a pandemia atrasou as filmagens, fazendo com que tanto Banderas quanto Baldwin precisassem deixar o filme.

Nos seus lugares, foram escalados Frank Grillo ( Capitão América: Guerra Civil ) e Gabriel Byrne ( Hereditário ), escolhas que agradaram bastante Moresco.

"Nenhum diretor quer fazer um filme de propaganda"

Durante a nossa conversa, perguntamos ao diretor sobre essa ideia de filmes baseados em marcas e como um diretor ou roteirista consegue fugir da armadilha que é criar uma longa que é basicamente um longo comercial para uma empresa.

"Eu acredito que a melhor maneira é ignorar a empresa ou a marca e focar nas pessoas. Apesar de muitas pessoas assistirem a esses filmes para ver as empresas, no fundo, acredito que eles querem conhecer mais das pessoas por trás delas porque elas mesmos gostariam de ser como os responsáveis pelas marcas", disse o diretor.

Moresco acredita que esses filmes podem servir como inspiração para os espectadores. "Eu sou o herói da minha própria história. Eu quero ver como essa pessoa conseguiu fazer a Nike ser uma grande empresa, ou a Lamborghini uma grande montadora, porque talvez eu também consigo", comentou o diretor.

"A melhor ideia é nunca fazer uma história sobre uma empresa ou marca, mas nos desafios das pessoas que construíram aquilo. É isso que realmente importa e faz a diferença para um filme, senão é realmente um comercial de 90 minutos".

Criando interesse em um personagem difícil

A história de Ferruccio Lamborghini não é particularmente fácil de ser adaptada principalmente pela própria figura do empresário. Vindo de uma família com raízes rurais, Ferruccio voltou da guerra tentando criar um legado para si, passa por uma tragédia pessoal e se joga de cabeça no trabalho.

Criar um filme em torno de um personagem como esse pode ser uma tarefa difícil, mas Moresco acredita que existe um ponto que ajuda o espectador a entender melhor Lamborghini.

"Ferruccio teve um período difícil por ter visto muita gente morrer na guerra e queria construir algo para si para tentar ter uma realidade diferente. Isso já faria com que você torcesse por ele, mas quando ele perde alguém próximo, é impossível não conseguir entender como perder alguém que você ama muda a pessoa, por mais que ela se torne alguém que você não goste muito".

Para Moresco, a ideia de um personagem que você não simpatize tanto não é tão interessante quanto um personagem que você entenda as motivações, algo que fica bastante claro no filme.

"Valeu a pena?"

Para Bobby Moresco, Lamborghini: O Homem Por Trás da Lenda não tenta passar uma mensagem fechada para o espectador, mas sim com que todos se perguntem exatamente se valeu a pena.

Isso é uma questão que o próprio filho de Ferruccio faz ao seu pai, e Moresco mostra as consequências das escolhas do empresário para tentar criar o seu legado e se realmente tudo valeu a pena no final.

"Fazer com que a pessoa termine o filme se questionando se todos os sacrifícios e escolhas de Ferruccio foram válidos, independente da conclusão que o espectador tenha, para mim, é mais importante do que simplesmente passar uma mensagem fechada".

Lamborghini: O Homem Por Trás da Lenda já está disponível no serviço Adrenalina Pura, canal que pode ser assinado dentro do Prime Video, Claro TV+ e Apple TV+.

Leia a matéria no Canaltech .

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