Nvidia | GPU Blackwell está em estágio certificação de fornecedores
Daniel Trefilio
Nvidia | GPU Blackwell está em estágio certificação de fornecedores

As novas GPUs Nvidia Blackwell voltadas para IA já estariam em estágio de certificação para fornecedores de matéria-prima. Supostamente, Wistron e Foxconn seriam as duas principais empresas cotadas para garantir uma cadeia de suprimentos estável para os novos chips Nvidia para servidores de IA e HPC.

A Nvidia não comenta detalhes vazados sobre seus processos ou produtos, mas veículos chineses e taiwaneses divulgaram essa informação quase simultaneamente. Isto sugere que o rumor seja real e em breve as placas devem entrar em processo de fabricação, com apresentação prevista para a GTC 2024 e lançamento no segundo trimestre.

Início da fabricação em larga escala

Segundo o portal taiwanês CTEE, a tanto a Hon Hai (Foxconn) quanto a Wistron estariam disputando os acordos de abastecimento para produção das novas GPUs Nvidia Blackwell B100 (GB200). Por questões de rendimento do silício, a Wistron teria garantido os contratos para as primeiras etapas do processo.

A Foxconn já é a principal fornecedora dos módulos IA das placas H100 (Hopper) para as plantas dos EUA, México e Taiwan. Fontes da indústria relataram ao UDN que o abastecimento dos módulos avançados para as novas B100 (Blackwell) também ficarão sob responsabilidade da Foxconn, que deve apenas migrar suas linhas de produção dos módulos Hopper para os novos Blackwell.

As placas Nvidia Blackwell B100 estão previstas para chegar ao mercado já no segundo trimestre de 2024. Considerando a janela estimada de lançamento, a expectativa é que as novas GPUs sejam apresentadas em março durante a Nvidia GPU Technology Conference (GTC) 2024, conferência focada em IA e HPC voltada para mercado corporativo.

🛒Compre GeForce RTX 4070 EX Gamer GALAX com o melhor preço!

🛒Compre Notebook Gamer Lenovo Legion 5i I7-12700h, 16GB, RTX3060 6GB com o melhor preço!

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!