Um dos documentos apresentados no julgamento do caso EUA vs Google , no qual a Big Tech é acusada de monopólio e abuso de poder, revela os termos pesquisados na Busca que mais geraram receita para a companhia. A lista referente à semana de setembro de 2018 mostra que modelos de “iPhone” são os mais lucrativos em ganhos com publicidade pelo buscador.
- CEO da Microsoft diz que Google tem vantagens estruturais no mercado
- Google sugeriu app de busca pré-instalado em iPhones, mas Apple negou
Os termos apresentados na lista foram classificados de acordo com a receita gerada pela página de busca através de anúncios. Por esse motivo, há uma predominância de produtos e serviços em vez de pesquisas factuais ou noticiosas — que poderiam ter um volume maior de consulta, mas carregam menos publicidade nos resultados.
iPhone lidera receita na Busca do Google
A lista de setembro de 2018 é liderada pelos modelos iPhone 8 e iPhone 8 Plus , lançados em 2017, enquanto a busca genérica por iPhone aparece na 11ª posição. Confira a relação dos 20 termos mais lucrativos para o Google no período:
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- Seguro automóvel (auto insurance)
- Seguro de carro (car insurance)
- Voos baratos (cheap flights)
- Cotações de seguro de carro (car insurance quotes)
- Direct TV
- Faculdades on-line (online colleges)
- AT&T
- Hulu
- iPhone
- Uber
- Spectrum
- Comcast
- Xfinity
- Cotações de seguro (insurance quotes)
- Análise de crédito gratuita (free credit report)
- Seguro de carro barato (cheap car insurance)
- AARP
- LifeLock
Apesar de a relação ser de 2018, é possível considerar que os modelos mais recentes de celulares da Apple continuam a gerar muito dinheiro para o Google. As informações sobre valores da receita com publicidade na Busca não foram reveladas.
As páginas de resultados de produtos como as do iPhone são bastante visadas por varejistas e operadoras para a apresentação de anúncios e atrair consumidores. Não à toa, o interesse dos anunciantes aumenta o lucro do Google com esses termos.
EUA vs Google
A lista dos termos de busca mais lucrativos para o Google foi divulgada junto ao julgamento do caso EUA vs Google . O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusa a Big Tech de práticas anticompetitivas para manter a sua posição dominante no mercado — o que inclui acordos com pagamento para fabricantes de aparelhos e navegadores utilizarem o seu mecanismo de busca como padrão.
O processo pode determinar medidas para restaurar as condições de livre concorrência e ter um forte impacto no modelo de negócio da companhia. Em sua defesa, a empresa diz que conquistou essa posição “com base na qualidade do serviço e nas preferências dos consumidores”. O caso segue em julgamento durante o mês de novembro.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Marvel transforma um dos piores poderes vistos na DC em algo incrível
- Thor acaba de criar uma nova arma lendária tão poderosa quanto o Mjolnir
- Xiaomi 14 chega com HyperOS e OLED mais brilhante do mundo
- Linha Galaxy S24: capas vazadas mostram que design deve mudar pouco
- GM aposta em troca de baterias para deixar novo Bolt mais barato
- Wolverine recupera uma arma mais mortal que suas próprias garras