Nossos folículos capilares também são sensores do tato, revela estudo
Nathan Vieira
Nossos folículos capilares também são sensores do tato, revela estudo

Os cinco sentidos sempre tiveram a atenção da comunidade científica, e em estudo publicado no último dia 27 na revista Science Advances , pesquisadores compartilharam descobertas sobre o tato: podemos sentir toques leves por meio dos folículos capilares. Até então, pensava-se que apenas as terminações nervosas na pele e ao redor desses folículos poderiam transmitir a sensação.

O estudo, conduzido por pesquisadores do Imperial College London, no Reino Unido, teve como base um processo de sequenciamento de RNA para descobrir que as células de uma parte do folículo piloso chamada bainha radicular externa tinham uma porcentagem maior de receptores sensíveis ao toque do que células equivalentes na pele.

A próxima etapa do estudo foi produzir culturas laboratoriais de células do folículo capilar humano juntamente com nervos sensoriais. Quando essas células foram estimuladas mecanicamente, os nervos sensoriais próximos a elas também foram ativados — mostrando que o toque havia sido registrado.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

A análise permitiu entender que os neurotransmissores serotonina e histamina eram liberados como forma de sinalizar para as células vizinhas.

Em comunicado, os pesquisadores relatam que, como o folículo contém muitas terminações nervosas sensoriais, agora a ideia é determinar se o folículo piloso está ativando tipos específicos de nervos sensoriais para um mecanismo desconhecido, mas único.

A estimativa dos autores envolvidos é que futuras pesquisas sobre a forma como os folículos capilares detectam o toque também possam levar a melhores tratamentos e medidas preventivas.

Cabelo sob a ótica da ciência

Estudos anteriores já permitiram desvendar questões pertinentes a respeito do cabelo humano. Por exemplo: você chegou a se perguntar por que temos mais cabelo na cabeça do que pelos no corpo ?

Nós somos os únicos animais com essas características, e contamos com dois tipos básicos de fios: o pelo terminal, que cresce a partir do couro cabeludo, cílios e sobrancelhas, e o cabelo vellus, também conhecido como velino, que cresce em todos os outros lugares.

Cientistas também já responderam quantos fios de cabelo é normal perdermos por dia : de acordo com organizações como a Academia Americana de Dermatologia, é normal perder de 50 a 100 fios diariamente.

Cientistas também já anunciaram como cabelos ficam brancos . Algumas células-tronco têm a habilidade de viajar entre diferentes compartimentos de crescimento dentro dos folículos capilares, executando suas funções de maturação e coloração dos fios. Mas segundo essa descoberta recente, elas perdem a habilidade de se mover, deixando os cabelos grisalhos.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!