
A Samsung atualizou a sua linha de sensores para celulares com o ISOCELL GNK. Além de trazer a resolução de 50 MP, o componente ainda promete entregar maior capacidade de alcance dinâmico e vídeos em 8K, entre outras características.
- Teste de câmera | iPhone 15 faz ótimas fotos, mas pode melhorar
- O que faz uma câmera de celular ser boa?
O GNK chega com grandes dimensões de 1/1,3 polegada, um pouco maior em relação ao tamanho de 1/1,4 polegada que é esperado para o IMX966 da Sony .
Com isso, o sensor da Samsung traz pixels de 1,2 µm, mas também está disponível o modo de fusão de quatro pixels adjacentes para a utilização com pontos de 2,4 µm. Isso é útil nos momentos em que se deseja obter maior sensibilidade à luz no componente, como em ambientes com condições desfavoráveis de iluminação.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!
-
O sensor ainda conta com a tecnologia de HDR escalonado, que oferece três diferentes modos de ISO para entregar uma gama de 102 dB de alcance dinâmico . Além disso, a solução Smart-ISO Pro baseada em captura única ainda melhora o alcance enquanto minimiza artefatos, entregando imagens com profundidade de cor de 14-bit.
Para vídeos, as especificações do GNK incluem o suporte para gravações em 8K a 30 quadros por segundo, com mínima perda de campo de visão. Além disso, também estão disponíveis os modos de 4K/120 fps e FHD/240 fps para câmera lenta.
O foco automático é outro ponto destacado pela Samsung, por meio da solução Dual Pixel Pro com dois fotodiodos por pixel. Com isso, são comparadas diferenças de fases entre as direções esquerda e direita, e acima e abaixo da imagem, para que o foco aconteça de forma precisa e rápida.
Até o momento, não foram divulgados quais aparelhos serão contemplados com o novo sensor ISOCELL GNK. Contudo, é provável que os primeiros representantes comecem a sair a partir do início do próximo ano.
Considerando as características avançadas do sensor, não será nenhuma surpresa caso ele desembarque nos novos Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus , que devem manter uma câmera principal de 50 MP.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Combustíveis terão aumento absurdo em fevereiro de 2024; por quê?
- Por que blitz não pode mais apreender veículo irregular?
- Fórmula 1 | Veja quanto custa o ingresso mais caro no GP Brasil
- 10 melhores SUVs para comprar com até R$ 50 mil
- Qual PC dá para montar com o novo preço do Xbox Series S?
- 😍 PARA ESTUDANTES | Samsung Galaxy S23 Ultra muito barato em oferta