
Um novo sistema de exoplanetas foi encontrado em dados do telescópio Kepler , da NASA . Após astrônomos analisarem os dados do observatório coletados antes do fim de suas atividades, em 2018, encontraram os sete planetas mundos orbitando a estrela Kepler-385.
- Eis tudo o que sabemos sobre exoplanetas — até agora
- Por que exoplanetas do tamanho da Terra são raros no universo?
Esta é uma estrela parecida com o Sol, sendo 10’% maior e 5% mais quente que nosso astro. Cada planeta ali recebe mais radiação dela do que qualquer um dos mundos do Sistema Solar, e todos parecem ser maiores que a Terra, mas menores que Netuno.
Os mundos mais internos do sistema parecem ser rochosos e cobertos por atmosferas finas. Os demais são planetas maiores com raio equivalente a quase o dobro daquele da Terra, e podem ser envolvidos por atmosferas espessas.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-
A agência espacial divulgou também uma sonificação, que mostra os dados orbitais destes mundos transformados em sons. Confira:
O sistema está a mais de 4.600 anos-luz da Terra e alguns de seus planetas foram confirmados em 2014, enquanto os demais foram considerados candidatos. Agora, os cientistas conseguiram confirmar os demais, e descobriram novos detalhes sobre Kepler-385.
O artigo que descreve a descoberta foi publicado no repositório arXiv .
O telescópio espacial Kepler
Lançado em 2009, o telescópio Kepler finalizou sua missão primária em 2013. Depois, ele iniciou sua missão estendida, e seguiu em atividade até 2018. Este foi o primeiro telescópio da NASA desenvolvido para procurar exoplanetas, e revelou que eles existem aos bilhões na Via Láctea .
A descoberta do sistema Kepler-385 mostra que, mesmo tanto anos após o fim das atividades do Kepler, os dados continuam revelando mais sobre a nossa galáxia e planetas nela. O Kepler-385 é um dos destaques do catálogo Kepler Space Telescope, que vai trazer dados de cerca de 4.400 candidatos a planetas e 700 sistemas planetários múltiplos.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Combustíveis terão aumento absurdo em fevereiro de 2024; por quê?
- 🔥PREÇÃO | Compre Galaxy S23 Ultra em super oferta para estudantes
- 🤑MUITO BARATO | Compre fone de ouvido Lenovo GM2 Pro por apenas R$ 19
- Fórmula 1 | Veja quanto custa o ingresso mais caro no GP Brasil
- Por que blitz não pode mais apreender veículo irregular?
- Windows 12 | O que sabemos sobre o possível sucessor do Windows 11