
Segundo Steve Allison, chefe da Epic Games Store, a loja digital da Epic Games continua sem gerar lucros mesmo após cinco anos de seu lançamento. A loja ainda opera absorvendo prejuízo, entre contratos de exclusividade e jogos gratuitos, para consolidar base de usuários com o objetivo de concentrar metade de receita do mercado de games.
- Qual é o melhor celular Xiaomi para jogar Fortnite?
- Qual a diferença entre Steam e Epic Games Store?
A afirmação de Allison foi parte de seu depoimento no julgamento do caso Epic Games contra o Google , que teve início nesta segunda-feira (6). Apesar de impressionar, as afirmações do executivo da Epic Games não surpreendem, uma vez que já está estabelecido que a estratégia de marketing da loja não é exatamente sustentável.
Absorvendo prejuízo
Essa estratégia de marketing de absorver prejuízo não foi inventada pela Epic Games Store e é, inclusive, bastante comum no varejo físico e e-commerce. Para entrar em mercados com marcas consolidadas, como a Steam no caso das lojas digitais de jogos, é preciso mais do que oferecer os mesmos produtos.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
Isso porque, de maneira geral, o preço de um jogo é estabelecido por sua publicadora, e as lojas digitais apenas definem qual a sua margem de lucro baseado no acordo de repasse para os desenvolvedores. Uma das primeiras estratégias da Epic Games Store para atrair o público é justamente afirmar que seu repasse para os devs é maior , apelando para a empatia do consumidor.
Today, we're launching two incentive programs for developers & publishers on the Epic Games Store that allow partners to boost their net revenue from 88% to 100% in their first 6 months on the store:
— Epic Games Store (@EpicGames) October 16, 2023
⭐Epic First Run
⭐Now on Epic
Learn more here: https://t.co/3OR1hZ1sxd pic.twitter.com/QxX1Oau6qK
No entanto, isso não afeta a experiência do usuário. Por essa razão, a Epic Games Store estreou no mercado em 2018 com promoções agressivas e distribuição de jogos grátis em catálogo rotativo a cada semana.
Naturalmente, isso tem um custo, que segundo Allison varia de US$ 7 milhões a US$ 25 milhões por jogo "grátis", dependendo do tamanho do jogo. Além disso, a Epic ainda desembolsa uma quantia considerável para firmar acordos de exclusividade — algumas vezes temporária — com desenvolvedoras como a Remedy ( Allan Wake 2 ) e Ubisoft ( Assassin’s Creed Mirage ; The Crew Motorfest ).
Vale ressaltar que esse prejuízo é gerado, exclusivamente, nas operações da loja digital da Epic Games e não da empresa como um todo. A receita total da empresa ainda leva em consideração o sucesso de Fortnite e os contratos de royalties de 5% dos lucros para jogos desenvolvidos utilizando os motores gráficos Unreal Engine que superam receita de US$ 1 milhão.
🛒Compre Playstation 5 com o melhor preço!
🛒Compre Smartphone Xiaomi 12 Lite, 8GB RAM com o melhor preço!
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Galaxy S21 FE | Quanto vale a pena pagar na Black Friday?
- 🔥PREÇÃO | Compre Galaxy S23 Ultra em super oferta para estudantes
- Nova variante JN.1 da covid-19 é identificada em 12 países
- Por que blitz não pode mais apreender veículo irregular?
- Combustíveis terão aumento absurdo em fevereiro de 2024; por quê?
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente