
Por meio de um novo sistema introduzido no macOS Sonoma 14.1, os MacBooks que possuem portas USB-C passarão a identificar se as entradas ficarem molhadas com água ou outros líquidos. Assim, os laptops da marca se igualam a outros itens que já têm funções parecidas, como modelos de iPhone e iPad.
- Apple trabalha em Mac Studio com M3 Ultra, mas lançamento vai demorar
- Review Avell A72 ION | Notebook profissional fino e poderoso
Este sistema é chamado de “liquiddetectiond”, e descrito de forma oficial como “Detecção de Líquidos e Mitigação de Corrosão”. Trata-se de um processo que roda em segundo plano, e coleta dados para descobrir se há água nas portas físicas.
Para isso, ele detecta aspectos como mudanças bruscas de temperatura nas entradas, ou alterações na resistência elétrica causadas pelo líquido.
-
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
Contudo, ainda não é possível afirmar se os notebooks realmente alertarão os usuários em relação à umidade nas portas. É o que acontece com os outros dispositivos da marca , em que uma notificação é mostrada indicando que danos podem ocorrer caso uma ação não seja tomada.
Em vez disso, é possível que o sistema nos MacBooks tenha acesso apenas para os técnicos em centros especializados, que saberiam se o produto foi molhado sem a necessidade de abri-lo.
Afinal, a garantia oferecida pela Apple não prevê reparos gratuitos em casos de danos causados pela água , nem mesmo em itens com certificações de resistência como o iPhone ou o Apple Watch.
Atualmente, os MacBooks e outros itens da marca já possuem os Liquid Contact Indicators (LCIs), pequenas placas que mudam de cor caso sejam expostas a líquidos. Na prática, o objetivo é o mesmo: indicar rapidamente aos técnicos se o produto foi molhado em algum momento.
Até o momento, não é possível afirmar se todos os MacBooks rodando o Sonoma 14.1 serão compatíveis com o novo sistema, ou se requerimentos de hardware adicionais serão necessários. Recentemente, a Apple atualizou a sua linha de laptops com novos MacBooks Pro que trazem o chip M3 .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Galaxy S21 FE | Quanto vale a pena pagar na Black Friday?
- 🔥PREÇÃO | Compre Galaxy S23 Ultra em super oferta para estudantes
- Por que blitz não pode mais apreender veículo irregular?
- Combustíveis terão aumento absurdo em fevereiro de 2024; por quê?
- Variante JN.1 | Tudo o que sabemos sobre a nova cepa da covid-19
- Quando Indiana Jones e a Relíquia do Destino chega ao streaming?