A Qualcomm revelou nesta segunda-feira (6) a janela de lançamento dos primeiros dispositivos com o inédito modem Snapdragon X35 , além das empresas parceiras que trabalharão na implementação e expansão do uso do componente. Anunciada em fevereiro, a solução é a primeira a ser desenvolvida com o 5G RedCap (também conhecido como 5G NR-Light) em mente, tentando equilibrar a velocidade e a complexidade para atender melhor aparelhos de Internet das Coisas (IoT) , incluindo vestíveis, câmeras de segurança e outros.
- Snapdragon 8 Gen 4 pode ser mais poderoso que Apple M2
- MediaTek Dimensity 9300 estreia prometendo superar Snapdragon 8 Gen 3
O 5G RedCap foi uma das inovações propostas pelo Release 16, pacote de tecnologias do 5G publicado em 2020 pela 3GPP, o consórcio responsável pelas redes de telecomunicações do mundo. A ideia do NR-Light é oferecer uma solução mais equilibrada de rede para dispositivos IoT, com mais velocidade e menor latência frente ao NB-IoT (Narrowband IoT, preparado para aparelhos bastante simples), mas com menor complexidade e consumo de energia reduzido em comparação às especificações mais robustas do 5G.
O Snapdragon X35 foi o primeiro modem do mercado a ser anunciado embarcando compatibilidade com o 5G RedCap, em fevereiro de 2023, prometendo velocidades de download de até 220 Mbps e upload de 100 Mbps, com base em bandas de 20 MHz do 5G Sub-6 GHz. Apesar de parecer pouco para os padrões do 5G mais veloz, que atingiria os 10 Gbps, tratam-se de taxas bastante elevadas para a categoria.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Outro grande benefício do X35 é a redução no consumo e na complexidade do sistema de antenas, aspecto essencial para dispositivos com espaço limitado, como os óculos de Realidade Aumentada (AR). É possível usar apenas uma antena para transmissão de dados, ainda que uma segunda, opcional, possa ser instalada para amplificar a velocidade e a qualidade do sinal.
No anúncio, o componente não havia recebido um prazo de estreia, situação que muda em comunicado divulgado pela Qualcomm nesta semana. A gigante confirmou que os primeiros dispositivos equipados com o Snapdragon X35 serão lançados no primeiro semestre de 2024, revelando algumas das companhias com que tem trabalhado para o desenvolvimento de aparelhos.
Entre os nomes de maior destaque estão AT&T e T-Mobile, conhecidas pela atuação nos EUA, LG U Plus, que atua na Coreia do Sul, e TIM , a empresa italiana que atende diversos países, incluindo o Brasil. Há ainda nomes menos conhecidos deste lado do planeta, como China Telecom, Swisscom da Suíça e a finlandesa Elisa, entre outras. Como todas são operadoras, é de se esperar que os dispositivos citados pela Qualcomm incluam modems de internet 5G fixa e produtos focados em indústrias, mas a ideia é ir além.
Os materiais de divulgação mostram óculos de AR, smartwatches, câmeras de segurança e até notebooks, mas não há prazos no momento para vermos essas aplicações chegarem às lojas. Devemos ter novidades nos próximos meses.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Combustíveis terão aumento absurdo em fevereiro de 2024; por quê?
- Por que blitz não pode mais apreender veículo irregular?
- Galaxy S21 FE | Quanto vale a pena pagar na Black Friday?
- 🔥PREÇÃO | Compre Galaxy S23 Ultra em super oferta para estudantes
- Quando Indiana Jones e a Relíquia do Destino chega ao streaming?
- Fórmula 1 | Veja quanto custa o ingresso mais caro no GP Brasil