
A Intel descontinuou a linha de produtos Cryo Cooling para processadores. A tecnologia foi deixada de lado em julho deste ano, sem nenhum tipo de anúncio, e a informação só foi divulgada graças ao informante @momomo_us, que compartilhou os detalhes no X (antigo Twitter ).
- Quais são as principais diferenças entre Coolers?
- Cooler fazendo barulho? | 5 dicas para deixar PC mais silencioso
Lançado para as CPUs Comet Lake de 10ª geração , o Intel Cryo Cooling tinha uma premissa interessante. O recurso era um ecossistema de resfriamento que unia software e hardware através das teorias de Peltier e da termoelétrica. A ideia conseguia reduzir drasticamente a temperatura de processadores topo de linha, como os Core i9-10900K , para cenários de 20°C em cargas complexas.
Com o cancelamento, a linha Raptor Lake foi a última a ser compatível com o recurso. A revisão Raptor Lake Refresh , lançada recentemente, já não possui mais suporte para o ecossistema. Ainda sem explicações aprofundadas sobre os motivos de descontinuar a tecnologia, as principais suspeitas apontam para problemas de compatibilidade com o soquete — embora a 13ª e 14ª geração utilizem o mesmo LGA-1700.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Intel Cryo Cooling Technology https://t.co/u6S3dj4EcK
— 188号 (@momomo_us) November 7, 2023
As of July 1, 2023, development on the Intel Cryo Cooling Technology solution was discontinued.
No support for Intel Core processors 14th Gen will be provided. pic.twitter.com/RPo2KM9wjU
Cryo Cooling nunca foi tão popular
De maneira oficial, o Cyro Cooling foi desenvolvido para trabalhar somente em sistemas Intel. No entanto, alguns overclockers e especialistas conseguiram modificar os coolers com esse recurso para funcionar em bancadas AMD, resfriando processadores premium como o Ryzen 9 5950X.
Apesar da ideia e dos resultados robustos, o Intel Cryo Cooling nunca se popularizou tanto. Parte disso se deu pela baixa iniciativa das fabricantes e dos preços altos cobrados pelos produtos. O projeto mais popular ficou com o Cooler Master ML360 Sub-Zero, mas outros produtos também tiveram algum mérito, como o QuantumX Delta TEC EVO E2, da EKWB.
Em entrevistas recentes, tanto AMD quanto Intel confirmaram que o fenômeno de processadores esquentando cada vez mais vai continuar acontecendo . Hoje, a adoção de water coolers de 360mm vem se tornando cada vez mais uma regra para aqueles que sonham em ter CPUs de alto desempenho, desbancando air coolers parrudos.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- NVIDIA tem "loja oficial" escondida no Mercado Livre
- GTA 6 | Rockstar confirma primeiro trailer do jogo para dezembro
- 🔥PREÇÃO | Compre Galaxy S23 Ultra em super oferta para estudantes
- Galaxy S21 FE | Quanto vale a pena pagar na Black Friday?
- Canaltech lança canal oficial no WhatsApp; entre agora mesmo
- OpenAI lança GPT-4 Turbo com dados atualizados até abril de 2023