A Nissan realizou um megaevento em sua fábrica na cidade de Resende/RJ para anunciar importantes ações no mercado brasileiro. Entre as principais novidades estão o desenvolvimento da nova geração do Nissan Kicks, o lançamento de mais um SUV nacional e, por fim, a fabricação de motores turbo.
- Review Nissan Kicks 2024 | SUV é competente ao extremo, mas já sente a idade
- 5 carros para comprar pelo preço do iPhone 15 Pro Max
Durante apresentação que aconteceu na tarde desta terça-feira (7), coube ao CEO global da montadora, Makoto Ushida, detalhar como serão os planos da Nissan na planta de Resende. Foi a primeira vez do executivo em solo brasileiro desde que assumiu o comando da empresa.
"Guiados pela nossa visão Ambition 2030 e levando em consideração as necessidades e realidades do Brasil e da América do Sul, temos uma estratégia local que garantirá a nossa transformação nos próximos anos. Precisamos demonstrar o nosso compromisso com novas ações para construir uma base sólida e seguirmos evoluindo ainda mais e, assim, contribuir para atingir os nossos objetivos globais", disse Makoto Uchida, presidente e CEO da Nissan, durante o evento que contou com a cobertura do Canaltech.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-
Após revelar parte dos planos em reunião prévia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva um dia antes, Ushida explicou que um dos dois novos SUVs que serão fabricados na planta fluminense será a nova geração do Kicks, mas não revelou qual será o segundo modelo.
Contudo, a revelação do desenvolvimento de um novo motor turbo pode dar algumas pistas do que virá por aí, com, possivelmente, ambos os modelos aderindo à tecnologia de híbrido-flex.
Investimento pesado na fábrica
Para trazer à vida a nova geração do Nissan Kicks, um novo SUV nacional e o motor turbo, a Nissan teve que abrir o cofre. Segundo Ushida, serão investidos R$ 2,8 bilhões nos próximos três anos, com ampliação do turno de trabalho, capacitação de funcionários, criação de novos empregos e melhora da tecnologia presente na planta.
A chegada do Kicks já era prevista, já que trata-se de um modelo lançado em 2016 e que precisa de uma boa atualização. Já o novo SUV ainda é um mistério e pode ser um produto pensado para brigar no segmento de SUVs subcompactos, como Fiat Pulse e VW Nivus .
Sobre o motor turbo, a Nissan não confirma, mas podemos ter o mesmo powertrain desenvolvido pela Renault nos carros da marca japonesa. Ambas fazem parte do mesmo grupo e compartilham tecnologias entre si. Além disso, esse propulsor está pronto para ser adaptado à eletrificação , como quer a Nissan.
Na Europa, o SUV subcompacto que utiliza esse tipo de motorização é o Nissan Juke, mas com nível de híbrido-leve. O Kicks, por sua vez, deve ter uma versão híbrida convencional, abrigando o conjunto ePower.
Todos os modelos fabricados em Resende serão exportados para outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Peru. A previsão é de que as novidades comecem a chegar ao mercado em 2024.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Galaxy S21 FE | Quanto vale a pena pagar na Black Friday?
- NVIDIA tem "loja oficial" escondida no Mercado Livre
- 🔥PREÇÃO | Compre Galaxy S23 Ultra em super oferta para estudantes
- OpenAI lança GPT-4 Turbo com dados atualizados até abril de 2023
- 5 carros para comprar pelo preço do iPhone 15 Pro Max
- Combustíveis terão aumento absurdo em fevereiro de 2024; por quê?