Seagate anuncia HDDs de 32 TB para 2024 e acima de 40 TB para 2025
Daniel Trefilio
Seagate anuncia HDDs de 32 TB para 2024 e acima de 40 TB para 2025

A Seagate está escalonando a capacidade de seus HDDs HAMR (gravação magnética assistida via calor) para 32 TB no primeiro trimestre de 2024. Além disso, a empresa anunciou que a produção em massa de discos com essa tecnologia e capacidade superior a 40 TB começa em 2025.

As informações foram revelados no último relatório fiscal da Seagate, apresentado no último dia 26 de outubro. Entre outros detalhes, a fabricante enfatizou que, para atingir essa capacidade, ainda não será necessário aumentar o número de, atualmente, 10 discos associados, graças aos novos cabeçotes de escrita auxiliada por laser e outras tecnologias.

“Nós ainda pretendemos escalonar agressivamente produtos com 3 TB por disco baseado na tecnologia HAMR já no início de 2024.”, afirmou Dave Mosley, CEO da Seagate.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-

Manutenção da infraestrutura atual

Um problema potencial para o escalonamento de tecnologias de armazenamento é a compatibilidade com a infraestrutura instalada, especialmente em tempos em que a maior parte da computação acontece em servidores remotos . Uma evolução que eventualmente exija uma atualização mais profunda desses servidores pode representar um problema tanto para as empresas quanto para as fabricantes de HDDs.

Isto porque a migração de dados no caso de uma infraestrutura completamente nova pode resultar em quedas nos serviços. Dessa forma, além do custo dos componentes, a interrupção na operação pode sair ainda mais cara, fazendo com que empresas demorem mais a adotar os novos produtos.

Segundo Mosley, os novos drives da Seagate irão contar com “capacidades iniciais de 30 TB e oferecem flexibilidade para adotar [padrões de gravação] tanto CMR (Gravação Magnética Convencional) quanto SMR (Gravação Magnética de Setores Sobrepostos)”. Isso garante que os novos discos sejam compatíveis com infraestrutura atual, permitindo uma substituição apenas dos drives, e não de servidores inteiros .

🛒Compre HDs e SSDs da Seagate com o melhor preço!

🛒Compre Servidores de Armazenamento via Rede NAS com o melhor preço!

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!