Lançadas há uns bons anos, a linha de placas de vídeo Polaris e Vega da AMD já começam a ter seu fim de vida decretado. A companhia vermelha confirmou que não vai mais fornecer drivers constantes aos modelos , mantendo apenas atualizações de segurança e funcionalidades aos produtos.
- Radeon, Instinct e GPUs integradas: entenda as linhas de placas de vídeo da AMD
- Qual o futuro da inteligência artificial na AMD?
A informação foi confirmada por um representante da empresa ao AnandTech. Isso não significa que esses produtos já estão oficialmente descontinuados pela AMD, mas não deve demorar muito tempo até que isso se torne realidade. A falta de drivers mais específicos para certos lançamentos pode ser a primeira pá de cal sobre essas GPUs.
"A arquitetura de vídeo AMD Polaris e Vega são maduras, estáveis e de alto desempenho e não se beneficiam tanto de atualização para refinamento de software. Olhando para o futuro, a AMD está promovendo updates via pacotes de drivers separados para produtos baseados nas Polaris-Vega, incluindo importantes updates de segurança e funcionalidade disponíveis. O comprometimento com o serviço de suporte é maior que produtos que a AMD categoriza como legado, e os jogadores ainda podem aproveitar seus games favoritos em produtos baseados com as Polaris e Vega", comentou um representante da AMD em nota ao AnandTech.
-
Siga no Instagram : acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
GPUs Polaris são as mais populares da AMD
O time vermelho ainda salienta que essas GPUs ainda não são consideradas modelos legado, ou seja, aqueles já oficialmente aposentados. No entanto, é perceptível que as Vega e Polaris já estão com os dias contados, mesmo que sua popularidade ainda seja expressiva no último relatório do Steam Survey . A Radeon RX 580, baseada na microarquitetura Polaris, é o primeiro modelo a aparecer na lista, ocupando a 12ª colocação.
A linha Polaris foi introduzida em 2016 com as Radeon RX 400 e ganhou uma atualização em 2017 com a série RX 500. No mesmo ano a AMD lançou as Vega, voltadas para um público mais entusiasta, mas que nunca engrenou no mercado de hardware.
Por outro lado, as RX 500 se tornaram modelos custo-benefício de entrada para muitos usuários que precisavam de uma placa de vídeo dedicada sem gastar muito.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Orcas afundam iate na costa do Marrocos em apenas 45 minutos
- Surucucu-pico-de-jaca, a cobra mais peçonhenta das américas
- WhatsApp planeja mostrar anúncios em canais e status
- 🚨MUITO BARATO | Galaxy S23 Ultra está em ótima oferta para estudantes
- LG lança Smart Monitor que não precisa de conexão por fio com o PC
- Conheça o "orfinho", animal híbrido de orca com golfinho