Livro ilustrado por IA é indicado ao Prêmio Jabuti 2023
Diandra Guedes
Livro ilustrado por IA é indicado ao Prêmio Jabuti 2023

O Prêmio Jabuti divulgou nesta quinta-feira (9) os nomes dos semifinalistas da premiação que acontecerá no dia 5 de dezembro, e entre eles, um chamou atenção. Trata-se do livro Frankenstein , que foi totalmente ilustrado por inteligência artificial. A obra foi publicada no ano passado pelo Clube de Literatura Clássica e agora concorre na categoria melhor ilustração de 2023.

Todas as imagens foram criadas pelo designer Vicente Pessôa por meio de um programa de IA. Em de outubro de 2022, ele fez uma live no Instagram da editora para mostrar ao público um pouco mais do processo que resultou em cerca de 50 ilustrações do livro.

Vale lembrar que a obra foi escrita por Mary Shelley em 1818 e já está em domínio público. Nas redes sociais, a editora afirmou que esse é o primeiro livro inteiramente ilustrado por inteligência artificial. A CLB (Câmara Brasileira do Livro), organizadora do prêmio, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

IA e a obra de arte

Frankenstein não é o único produto cultural feito por inteligência artificial. Em setembro de 2022 um desenho criado por uma IA ganhou o primeiro lugar em um concurso de artes na Feira Estadual do Colorado e gerou polêmica na internet ao acender o debate sobre os limites da tecnologia e o papel do artista.

A obra foi criada por meio de um programa online chamado Midjourney, que consegue gerar fotos e desenhos usando como base apenas um texto descritivo. Embora o criador Jason Allen tenha argumentado que precisou fazer alguns retoques na imagem e trabalhar no texto final para que ela fosse criada, o papel de Allen enquanto artista foi muito questionado e, por isso, muitos acreditava que ele não deveria levar o prêmio para casa.

O que é o Prêmio Jabuti?

Considerado o mais tradicional prêmio literário do Brasil, o Jabuti existe desde 1958 e celebra os destaques da literatura nacional. Os vencedores são eleitos por uma equipe composta por três jurados por categoria. Os premiados de cada uma delas levam R$ 5 mil e o autor do livro do ano ganha R$70 mil e uma viagem à Feira de Frankfurt.

O cronograma da premiação ocorre da seguinte maneira: primeiro são divulgados os semifinalistas e, posteriormente, é criada uma lista menor indicando apenas os cinco selecionados por categoria. Neste ano, a lista final será divulgada no dia 21 de novembro e a premição oficial ocorrerá na noite do dia 5 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!