Não conte até 3! Raiva aumenta a produtividade mais que outras emoções
Nathan Vieira
Não conte até 3! Raiva aumenta a produtividade mais que outras emoções

A raiva pode ser a mais eficaz das emoções no que diz respeito ao aumento da produtividade. A afirmação vem de um estudo conduzido pela Texas A&M University em parceria com a American Psychological Association (APA) e publicado na revista científica Personality and Social Psychology: Attitudes and Social Cognition .

Para chegar a essa conclusão, o estudo contou com uma amostra de cerca de mil participantes, que por sua vez foram instruídos a realizar diferentes tarefas. Os pesquisadores então se concentraram nos relatos da emoção sentida pelos envolvidos, e perceberam que a raiva melhora a realização de objetivos na presença de desafios.

Efeito da raiva

As tarefas presentes na anáise incluíram quebra-cabeças e games. Para cada tarefa, foram analisadas as emoções específicas como alegria, raiva ou tristeza, e os níveis do desempenho. Entre todas as emoções, a raiva foi a mais associada a melhores pontuações e menores tempos de resposta.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-

Alguns participantes também fizeram tarefas sob um estado emocional neutro, sendo assim o grupo controle, para fins de comparação com os outros.

A teoria levantada pelos pesquisadores é que a raiva está relacionada com a persistência em alcançar os objetivos. Mas apesar de ser associada a um maior sucesso ao motivar os participantes, a raiva não foi a única emoção a apresentar impactos positivos no desempenho. As descobertas sugerem que uma mistura de emoções (positivas e negativas) traz os melhores resultados.

Como aumentar a produtividade

Estudos anteriores já revelaram técnicas eficazes de como aumentar a produtividade . Ouvir música pode ajudar, por exemplo. Especialistas destacam a existência de dois sistemas de atenção: o consciente e o inconsciente.

Em uma tarefa, a atenção consciente costuma ficar totalmente ocupada, mas ainda pode ser desviada pelo sistema inconsciente. A música ao fundo cobre ruídos que eventualmente possam perturbar essa atenção inconsciente.

Outra dica dos especialistas para aumentar a produtividade é buscar uma noite de sono completa, que pode gerar benefícios para a memória, o foco e a saúde geral, além de elevar o humor e reduzir a irritabilidade. Esses efeitos impactam positivamente a produtividade. Você pode aproveitar para aprender como dormir melhor ou como dormir mais rápido .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!